História, perguntado por mariaalmeida5, 10 meses atrás

Leia o texto a seguir. [...] Em alguns santuários aconteciam periodicamente grandes competições, que reuniam participantes de todas as cidades. Em Olímpia aconteciam, a cada quatro anos, os Jogos Olímpicos – em homenagem a Zeus -, que foram os mais importantes de toda a Grécia. [...] Durante o período das competições havia trégua entre as cidades que estivessem em guerra e garantia-se a passagem e a segurança de todos que se dirigiam a Olímpia.Os Jogos Olímpicos realizavam-se em um período de seis dias. O primeiro dia era dedicado às cerimônias religiosas e ao juramento olímpico, os cinco restantes, aos jogos propriamente ditos. A competição mais importante era o pentatlo, que incluía corrida, salto, luta, arremesso de lança e de disco.No sexto e último dia os vencedores recebiam seus prêmios. Ganhavam apenas coroas de folhas de louro ou tripés de bronze. Quando retornavam a suas cidades, entretanto, eram alvo de verdadeira glorificação. Nos Jogos Olímpicos, os atletas competiam individualmente; não havia participação de equipes. As mulheres não podiam participar nem mesmo assistir aos jogos. Além das competições esportivas, durante os jogos eram realizados concursos de declamação, de oratória, apresentação de peças teatrais e concursos musicais, [...]. FERREIRA, Olavo Leonel. Visita à Grécia antiga. São Paulo: Moderna, 2003. p. 73.(Fragmento) a) De acordo com o texto, quais eram os principais impactos que os Jogos Olímpicos traziam para a vida dos gregos na antiguidade? b) Cite três elementos presentes no texto que demonstram diferenças dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, para as Olimpíadas que acontecem hoje em dia.


gabrieldesbiez: lolis namora cmg pfvrrrr
gabrieldesbiez: eba lolis gosta de mim

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrieldesbiez
5

Resposta:

Desde sua criação, há mais de 2.700 a.C, os Jogos Olímpicos assumiram um papel fundamental na vida dos gregos. Para se ter uma ideia, as competições eram capazes de interromper as guerras entre as cidades, num ritual conhecido por “trégua sagrada”. Posteriormente, após a tentativa do francês Barão de Coubertin em reviver o espírito das primeiras competições, os Jogos Olímpicos passaram a ser um evento globalizado e de grande importância em todo o mundo. Um exemplo disso é sua própria bandeira, que representa a união dos cinco continentes.

Quando foram celebrados os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, se pretendia apenas realizar um evento que reunisse algumas centenas de pessoas que praticavam o esporte como atividade de tempo. Mal sabia o Barão de Coubertin que a competição iria se transformar em um dos principais eventos culturais do planeta, ultrapassando, sem dúvida, os limites do esporte.

A notoriedade dos Jogos Olímpicos, criada tanto pelo seu caráter simbólico quanto pela sua dimensão material, fez com que o evento se transformasse em palco de diversas manifestações políticas ao longo do século XX. Alguns exemplos: Nas Olimpíadas de Berlim em 1936, Adolf Hitler se recusou a reconhecer as vitórias do atleta norte-americano negro Jesse Owens; nas Olimpíadas de Munique (1972), um atentado de um grupo terrorista palestino matou 11 atletas de Israel; os Estados Unidos se recusaram a participar dos Jogos de Moscou (1980), e a URSS, das Olimpíadas de Los Angeles (1984), em um claro contexto da Guerra Fria.

Os Jogos Olímpicos podem proporcionar um significativo avanço econômico para a cidade e o país-sede do evento. Embora o fato de se candidatar ao megaevento exija uma série de responsabilidades, principalmente em relação à infraestrutura das cidades-candidatas, os benefícios econômicos gerados pelos jogos são bem maiores do que os próprios investimentos para sua realização.

A projeção da cidade e do país-sede do evento é tamanha, que é capaz de provocar profundas e permanentes mudanças socioeconômicas positivas. A atração de turistas de diversas partes do mundo faz com que melhorias estruturais permanentes sejam feitas, como rede de transporte, moradia e instalações esportivas. Sem contar nos inúmeros novos postos de trabalho que são gerados direta ou indiretamente através do evento.

Não pare agora... Tem mais

Explicação:

Perguntas interessantes