Leia o texto a seguir e responda o que se pede: "Em algumas áreas, como fintech e varejo, a China já é, sem a menor sombra de dúvidas, a número um do mundo. Apenas as quatro maiores empresas de tecnologia do país já valem mais de US$ 1 trilhão e lançaram mais de 1 mil negócios, em mais de 20 setores nos últimos 10 anos. O governo atua de maneira estratégica para posicionar a China na liderança em tecnologia de ponta até 2030, especialmente em Inteligência Artificial. Além disso, o recente anúncio de uma eventual proibição de motores a gasolina poderia ajudar a garantir uma vantagem a longo prazo no mercado global de veículos elétricos." Escreva quais fatores locacionais propiciaram o deslocamento do capital para o oriente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como cliente de bancos e outras instituições financeiras, se você ainda não usou os serviços de uma fintech, é provável que experimente em breve.
Essa previsão é possível porque esse tipo de empresa oferece vantagens que tornam o modelo anterior obsoleto.
A mudança acontece a tal ponto que não faz sentido se apegar à tradição, já que a experiência proporcionada pelo novo é melhor.
Neste artigo, vamos explicar o que são as fintechs, quais vantagens que proporcionam e como elas promovem a inovação.
Apresentaremos também fintechs brasileiras e internacionais.
Boa leitura!
O que é uma Fintech?
Fintech é uma empresa que utiliza soluções tecnológicas para inovar em algum serviço da área financeira, tornando-o mais atrativo para o cliente. O próprio nome já entrega o significado, pois fin vem de financial (financeiro) e tech vem de technology (tecnologia).
Essa nomenclatura tem se tornado comum para categorizar startups conforme a área em que atuam.
São exemplos as edtechs (educação), as HR techs (recursos humanos), as agritechs (agronegócio), as adtechs (publicidade), as healthtechs (saúde) e as lawtechs (direito), entre outras.
O uso da tecnologia em uma fintech (saiba mais no tópico “Como as Fintechs Inovam”) não se dá apenas para a empresa parecer moderna, na verdade isso acontece porque agrega valor ao cliente, permitindo oferecer a ele condições mais vantajosas, além de uma experiência de uso do serviço muito superior.
Vantagens das fintechs
Quais são, afinal, as vantagens que o serviço de uma fintech oferece na comparação com uma empresa tradicional do mercado bancário ou financeiro?
É o que procuramos responder nos tópicos abaixo.
Tecnologias Inovadoras
Uma fintech, geralmente, conta com programadores de ponta, designers de UX e UI, cientistas de dados e vários outros profissionais especialistas em novas tecnologias.
Isso permite desenvolver sistemas, sites e aplicativos inteligentes e fáceis de usar, que transformam positivamente a experiência do usuário.
Em alguns casos, a tecnologia possibilita uma inovação disruptiva, ou seja, quando dá origem a um novo hábito entre a população – pagar contas e fazer transferências pelo celular em vez de ir pessoalmente ao banco é um exemplo.
Além de melhorar a experiência do usuário, tecnologias como os algoritmos de inteligência artificial diminuem as chances de erros e tornam possível reduzir custos, o que nos leva à vantagem seguinte.
Baixo Custo ao Consumidor
A automação e inteligência artificial nos serviços torna o trabalho mais eficiente, pois as máquinas são capazes de processar uma quantidade muito maior de informações do que os humanos, e com menor possibilidade de falha.
Essa realidade diminui consideravelmente os custos administrativos de uma empresa e aumenta a sua escalabilidade, que é a capacidade de atender a uma demanda maior de clientes sem necessitar de um aumento proporcional na estrutura.
Desse modo, a fintech consegue atender mais pessoas sem elevar as despesas, lucrando pelo volume e conseguindo oferecer aos clientes taxas de serviço muito menores do que as instituições bancárias tradicionais.
Controle sobre as Operações
Taxas, tarifas, anuidade, juros, liquidez…
Finanças é um universo que a maioria dos clientes não domina. Por isso, muitas pessoas concordam em terceirizar o controle sobre as suas operações e investimentos aos bancos.
Essa realidade tem mudado, primeiro com a difusão da informação em inúmeros sites e blogs especializados.
E também porque as fintechs costumam ter a transparência como um de seus valores fundamentais, porque o foco é sempre voltado à satisfação do usuário.
É por isso que o cliente de uma startup financeira tem mais controle sobre o uso de seu dinheiro e sobre os serviços contratados. A relação entre ele e a fintech é muito mais horizontal.
Menos Burocracia
A burocracia excessiva é um dos grandes problemas do serviço oferecido por bancos, seguradoras e outras companhias do setor financeiro.
Para se tornar cliente, em geral, é preciso preencher formulários extensos, apresentar comprovantes diversos e comparecer fisicamente a uma agência. Depois, ainda é necessário aguardar dias para a aprovação. São etapas que consomem tempo e a paciência dos consumidores – outro problema que é praticamente eliminado com as fintechs.
Graças à tecnologia e aos sistemas informatizados, os processos nas startups financeiras são todos digitais e bastante ágeis.
Característica comum nessas empresas é a excelência no atendimento ao cliente, com canais digitais eficientes, que permitem ao usuário resolver seu problema sem entrar em um labirinto telefônico e perder incontáveis minutos esperando para ser atendido.
Tipos de Fintechs
Podemos dividir as fintechs em várias categorias, de acordo com o tipo de serviço que elas prestam.