Leia o texto a seguir e responda às questões.
Os homens que se tornaram conhecidos por terem abalado o mundo de forma decisiva no passado tinham começado como reis, como Alexandre, ou patrícios, como Júlio César, mas Napoleão foi o “pequeno cabo” que galgou o comando de um continente pelo seu puro talento pessoal. Todo jovem intelectual que devorasse livros, como o jovem Bonaparte o fizera, escrevesse maus poemas e romances e adorasseRousseau poderia, a partir daí, ver o céu como o limite e seu monograma enfaixado em lauréis. Todo homem de negócios daí em diante tinha um nome para sua ambição: ser – os próprios clichês o denunciam – um “Napoleão das finanças ou da indústria”.
a) Que diferença o autor aponta entre Napoleão e seus antecessores que atingiram o poder e pretenderam conquistar o mundo?
b) Baseado no que estudamos, como você explicaria o prestígio e o mito de Napoleão Bonaparte?
Soluções para a tarefa
Respondido por
51
Resposta:a) Napoleão foi o “pequeno cabo” que galgou o comando de um continente pelo seu puro talento pessoal.
b) RESPOSTA PESSOAL ou No momento do conturbado período das invasões francesas (1808-1814), inúmeras representações e imagens foram elaboradas no mundo luso-brasileiro em torno da figura de Napoleão Bonaparte – desde o Ogro, devorador do mundo, até o mártir, aguardando seu fim em Santa Helena, como Prometeu acorrentado. Tais imagens, construídas muito mais para glorificar ou desabonar um passado e para forjar imagens de um herói ou de um demônio, transformam-se em objeto privilegiado da historiografia.
Lele243464:
Obrigada
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Filosofia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Filosofia,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás