LEIA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES:
“... não é fácil determinar de que maneira, e com quem e por que motivos, e por quanto tempo devemos encolerizar-nos; às vezes nós mesmos louvamos as pessoas que cedem e as chamamos de amáveis, mas às vezes louvamos aquelas que se encolerizam e as chamamos de viris. Entretanto, as pessoas que se desviam um pouco da excelência não são censuradas, quer o façam no sentido do mais, quer o façam no sentido do menos; censuramos apenas as pessoas que se desviam consideravelmente, pois estas não passarão despercebidas. Mas não é fácil determinar racionalmente até onde e em que medida uma pessoa pode desviar-se antes de tornar-se censurável (de fato, nada que é percebido pelos sentidos é fácil de definir); tais coisas dependem de circunstâncias específicas, e a decisão depende da percepção. Isto é bastante para determinar que a situação intermediária deve ser louvada em todas as circunstâncias, mas que às vezes devemos inclinar-nos no sentido do excesso, e às vezes no sentido da falta, pois assim atingiremos mais facilmente o meio-termo e o que é certo.” Aristóteles. Ética a Nicômaco. Livro II. São Paulo: Nova Cultural, 1996, p. 150 (Col. Os Pensadores).
1. Agir de modo virtuoso é, segundo Aristóteles, agir de que modo?
2. A partir da ética aristotélica crie dois exemplos de ações que se identificariam como vícios e de dois exemplos de ações que seriam virtuosas?
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Resposta:
1. Agir de modo virtuoso é, segundo Aristóteles, agir de que modo?
A virtude em Aristóteles está na quantidade da ação e não na qualidade da ação. Virtuosa para Aristóteles é a ação executa na ocasião certa e na medida adequada.
2. A partir da ética aristotélica crie dois exemplos de ações que se identificariam como vícios e de dois exemplos de ações que seriam virtuosas?
Exemplos pessoais. Vícios são comportamentos que pecam pelo excesso ou pela falta. E virtudes são comportamentos que estão entre os extremos.
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