História, perguntado por jorgeuniversalp12arf, 9 meses atrás

Leia o texto a seguir e responda as questões.


Levantes como contestado e canudos representaram o lugar do encontro entre a mística e a revolta: um resultado pouco previsto do nosso processo de urbanização acelerada, e de desatenção com esse grande contingente populacional. Abandonos por uma república que fazia da propriedade rural a principal fonte do poder oligárquico, grupos sertanejos e buscaram transpor o abismo que os separava da posse da terra.

Não por acaso, nesse mesmo contexto, ganham fama chefes de bandos armados como Antonio dó; personagem ambíguo, representativos de uma alternativa às relações de poder enraizadas na posse de terra, mas que também reproduziram as antigas marcas de violência e do arbítrio da história brasileira.


A)a que a autora atribui a ocorrência de movimentos como os de canudos, do contestado ou o cangaço?


B)O que significa dizer que contestado e canudos uniram " a mística e a revolta"?


C)Por que a autora se refere a Antonio Silvino, lampião e Antonio dó como personagens ambíguo?

Soluções para a tarefa

Respondido por erickoliveirasteam
41

Resposta:

Explicação:

a) a autora vê o "abandono da república" às pessoas sertanejas, que eram constantemente oprimidas pelas oligarquias que controlavam a região - e que, por conseguinte, não tinham direito à terra -, como um dos motivos da ocorrência dos movimentos em questão.

b) Ambos os movimentos tinham fortes lideranças religiosas que propagavam a resistência como forma de salvação.

c) Estes três foram vistos por diversas perspectivas na cultura brasileira, muitas vezes romantizados. Mas, de um jeito ou de outro, eram humanos, não santos, e poderiam ser bons ou ruins de acordo com a situação ou com a pessoa que os vê.

Perguntas interessantes