Leia o texto a seguir e responda às questões de 3 e 4.
Adoção de crianças
Crianças brancas, do sexo feminino e com pouca idade. Esse é o perfil mais procurado pelas 26.938 famílias que estão na fila de adoção. Mas a realidade das 4.583 crianças e adolescentes que vivem hoje em abrigos é bem diferente. Enquanto a maioria (76%) dos interessados inscritos no Cadastro Nacional do Adoção (CNA) procura filhos adotivos de O a 3 anos de idade, apenas 3,6% das crianças estão nessa faixa etária.
Para sensibilizar as famílias interessadas na adoção sobre esse quadro, a organização não governamental Aconchego e a Secretaria do Diretos Humanos da Presidência da República lançam uma campanha contando histórias bem sucedidas de homens e mulheres que acolheram crianças que não se encaixam no perfil mais procurado.
De acordo com os dados do CNA, 21.5% das crianças disponíveis para adoção têm algum problema de saúde, e poucas famílias têm disponibilidade para aceitar filhos com essa condição. Soraya Pereira, presidente da ONG Aconchego, acredita que as famílias estão cada vez mais abertas a adotar crianças com perfil diferente daquele tradicionalmente procurado. Segundo ela, o objetivo da campanha é “chamar a atenção para essas crianças esquecidas” e levar informações às famílias para desmistificar esse processo.
“Hoje, as pessoas já conseguem entender que o foco da adoção não é urna criança para uma família, mas uma família para uma criança”, afirma. Segundo ela, há mais espaço hoje para crianças da raça negra, mas ainda há pouco interesse na adoção de maiores de 5 anos.
“As pessoas têm a ilusão que podem controlar o desenvolvimento e o crescimento da criança se acompanhá-la desde bebê. Mas a gente não tem essa certeza com filho biológico. Ninguém garante que um filho acompanhado desde o início não terá dificuldades lá na frente, não vai desenvolver urna patologia”, aponta Soraya.
QUESTÃO 3
A expressão “faixa etária” (primeiro parágrafo) corresponde (VALOR:0,5)
A) a crianças com mais de três anos de idade.
B) crianças brancas.
C) crianças com até três anos de idade.
D) crianças do sexo feminino.
E) crianças cujas histórias constarão da campanha nacional.
4. O trecho “para desmistificar esse processo” (terceiro parágrafo) foi empregado no texto para: (VALOR:0,5)
A) Reverter a tendência recente de abertura das famílias diante de um novo perfil de adoção.
B) Esclarecer as famílias quanto à possibilidade de êxito da adoção mesmo diante dos problemas de saúde das crianças.
C) Ratificar que a indisponibilidade das famílias diante de crianças com problemas de saúde é um pressuposto que não corresponde à realidade.
D) Desmascarar a concepção de que os problemas de saúde das crianças são questões insignificantes.
E) Persuadir as famílias de que os problemas de saúde das crianças são questões de pequena gravidade influenciadas por equívocos religiosos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
3°) C) crianças com até três anos de idade.
4°) D) Desmascarar a concepção de que os problemas de saúde das crianças são questões insignificantes.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás