ENEM, perguntado por gesssica559, 1 ano atrás

Leia o texto, a seguir, e responda às questões de 10 e 11.Numa prova de português do Ensino Fundamental, antea pergunta sobre qual era a função do apóstrofo, umaluno respondeu: "Apóstrofos são os amigos de Jesus,que se juntaram naquela jantinha que o Leonardo foto-grafou".A frase, além de alertar sobre os avanços que precisa-mos na excelência da educação, é didática quanto aoscuidados no uso da Língua Portuguesa, preciosidadeque herdamos dos lusos, do galego e do latim.Por falar em vírgula lembrei-me de caso ocorrido numacidade paulista. O vereador proponente lia seu "impro-viso" na cerimônia de outorga do título de cidadania aum professor de português. A iniciativa deveu-se ao fatode o mestre ter alfabetizado o nobre edil e outros muní-cipes no curso de adultos. O exaltado orador disparou:"Este grande letrista me transformou num competentepalavrista, pontuador e virgopalense".O constrangido catedrático, ao discursar, agradeceu,mas recusou a homenagem. "Não a mereço", frisou!Em tempo: virgopalense é o gentílico do município deVirgem da Lapa, localizado no Vale do Jequitinhonha(MG).Ao não dar explicações sobre o óbvio, o velho membrodo magistério evitou a redundância, esse vício que poluio idioma, como ilustra o ato de assinatura de convê-nio para projeto de piscicultura numa cidade do interiorgaúcho: "Vamos vender nossos peixes em todos os pa-íses da Terra", bradou o prefeito, num arroubo de en-tusiasmo. "Questão de ordem, Excelência, mas só nosda Terra? Por que não também nos países de Marte,Vênus e até Saturno?" – ironizou o líder da oposição naCâmara Municipal.O poder da vírgula e o das palavras é tão importanteque, no passado, o artifício do veto à pontuação foi usa-do para mudar o teor das leis contra os interesses dasociedade. Ao ser questionado sobre a função do apóstrofo, o alunoignorou que duas palavras, embora semelhantesquanto à disposição da sílaba tônica, podem nãoser sinônimas.observou que palavras sinônimas tanto podem serhomônimas (iguais na grafi a) como parônimas (pa-recidas na pronúncia, com signifi cados diferentes).atribuiu o mesmo signifi cado a duas palavras seme-lhantes quanto à sonoridade, mas diferentes quantoao número de sílabas.demonstrou desconhecer o nome do sinal gráfi co(diacrítico) que serve para indicar a supressão deletra(s) e som(ns) numa palavra.confundiu os doze apóstolos com os quatro evan-gelistas do Novo Testamento.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
1

Ao ser questionado sobre a função do apóstrofo, o aluno:

d) demonstrou desconhecer o nome do sinal gráfico(diacrítico) que serve para indicar a supressão de letra(s) e som(ns) numa palavra.

> O aluno confundiu "apóstrofo" com "apóstolo".

Ele sabia o significado de apóstolo, mas não sabia o significado de apóstrofo.

Os outros itens estão errados porque:

a) ignorou que duas palavras, embora semelhantes quanto à disposição da sílaba tônica, podem não ser sinônimas.

> Na verdade, ele desconhecia o sentido de "apóstrofo", logo não podia pensar que fosse sinônima de "apóstolo".

b) observou que palavras sinônimas tanto podem ser homônimas (iguais na grafia) como parônimas (parecidas na pronúncia, com significados diferentes).

> As palavras "apóstrofo" e "apóstolo" não são nem sinônimas nem parônimas.

c) atribuiu o mesmo significado a duas palavras semelhantes quanto à sonoridade, mas diferentes quanto ao número de sílabas.

> As duas palavras possuem o mesmo número de sílabas:

a - pós - tro - fo / a - pós - to - lo

e) confundiu os doze apóstolos com os quatro evangelistas do Novo Testamento.

> Na verdade, ele confundiu "apóstrofo" com "apóstolo".

Perguntas interessantes