Leia o texto a seguir e responda às questões de 1 e 2
Adoção de crianças
Crianças brancas, do sexo feminino e com pouca idade. Esse é o perfil mais procurado pelas 26.938 famílias que estão na fila de adoção. Mas a realidade das 4.583 crianças e adolescentes que vivem hoje em abrigos é bem diferente. Enquanto a maioria (76%) dos interessados inscritos no Cadastro Nacional do Adoção (CNA) procura filhos adotivos de O a 3 anos de idade, apenas 3,6% das crianças estão nessa faixa etária.
Para sensibilizar as famílias interessadas na adoção sobre esse quadro, a organização não governamental Aconchego e a Secretaria do Diretos Humanos da Presidência da República lançam uma campanha contando histórias bem sucedidas de homens e mulheres que acolheram crianças que não se encaixam no perfil mais procurado.
De acordo com os dados do CNA, 21.5% das crianças disponíveis para adoção têm algum problema de saúde, e poucas famílias têm disponibilidade para aceitar filhos com essa condição. Soraya Pereira, presidente da ONG Aconchego, acredita que as famílias estão cada vez mais abertas a adotar crianças com perfil diferente daquele tradicionalmente procurado. Segundo ela, o objetivo da campanha é “chamar a atenção para essas crianças esquecidas” e levar informações às famílias para desmistificar esse processo.
“Hoje, as pessoas já conseguem entender que o foco da adoção não é urna criança para uma família, mas uma família para uma criança”, afirma. Segundo ela, há mais espaço hoje para crianças da raça negra, mas ainda há pouco interesse na adoção de maiores de 5 anos.
“As pessoas têm a ilusão que podem controlar o desenvolvimento e o crescimento da criança se acompanhá-la desde bebê. Mas a gente não tem essa certeza com filho biológico. Ninguém garante que um filho acompanhado desde o início não terá dificuldades lá na frente, não vai desenvolver urna patologia”, aponta Soraya.
QUESTÃO 1
Com base no texto, assinale a alternativa correta. (VALOR:0,5)
A) Os depoimentos da presidente da organização não governamental indicam que o aumento na procura por crianças de raça negra foi responsável pela inversão no perfil da adoção de crianças.
B) Há um número maior do adolescentes vivendo atualmente em abrigos do que o número de famílias que registraram seu interesse em adotar crianças da raça branca.
C) O perfil das crianças mais procuradas para adoção difere dos interesses que a organização não governamental e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República tentam modificar.
D) As crianças com até três anos de idade enfrentam menor resistência das famílias interessadas em adoção. ainda que se percebam pequenas modificações no perfil preferido para filhos adotivos.
E) Entre as mais de vinte mil crianças à espera de adoção, sobressai a dificuldade de quase cinco mil crianças e adolescentes que enfrentam o desinteresse de famílias em acolhê-las.
QUESTÃO 2
Sobre a campanha citada no texto, assinale a alternativa correta. (VALOR:0,5)
A) As histórias de crianças que se tornaram homens e mulheres bem-sucedidos integrarão a campanha para estimular o aumento do número de famílias dispostas a ingressar no Cadastro Nacional de Adoção.
B) A diferença entre crianças e adolescentes que vivem em abrigo e os desabrigados é um dado que deverá sensibilizar as famílias interessadas em adoção, após o lançamento da campanha nacional.
C) O objetivo da campanha nacional é sensibilizar famílias através do relato de histórias das crianças com mais de três anos de idade que são preteridas no processo de adoção.
D) O objetivo da campanha nacional é sensibilizar pais que já são interessados em adoção de crianças com idade superior a três anos como forma de comprovar que esse novo perfil pode ser bem-sucedido.
E) A campanha nacional prevê a inclusão de relatos de adoções que fogem ao padrão predominante, com a estratégia de incrementar a readequação do perfil de crianças desejado pelas famílias.
Explicar o por que da resposta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
1-Alternativa: C) O objetivo da campanha nacional é sensibilizar famílias através do relato de histórias das crianças com mais de três anos de idade que são preteridas no processo de adoção.
2- Alternativa: E) A campanha nacional prevê a inclusão de relatos de adoções que fogem ao padrão predominante, com a estratégia de incrementar a readequação do perfil de crianças desejado pelas famílias.
Respondido por
0
Resposta:1- Numeros sobre a Adoção
2- Mudanças Devem Ocorre Para Acelerar os processos de adoção no País
Explicação:
Perguntas interessantes