Leia o texto a seguir e responda as questões.
As cidades dependiam dos senhores. Mas elas foram mais fortes que as aldeias para discutir com seus amos, rebelarem-se, obter ou impor ‘cartas de franquia’. Coletivamente, continuavam vinculadas ao sistema feudal [...]. Mas em seu território, e sobretudo dentro do recinto dentro da muralha, os habitantes eram livres e participavam da organização coletiva.
Vilar, Pierre. Do feudalismo ao capitalismo. São Paulo: Contexto, 1992, p. 39.
a) Explique a afirmativa: as cidades foram mais fortes que as aldeias para discutir com os senhores feudais.
b) No contexto da Baixa Idade Média, quem eram os habitantes das cidades? Por que o texto afirma que “eram livres”?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) As aldeias eram os espaços de moradia dos servos nos feudos. Os servos eram presos à terra e não podiam descumprir suas obrigações para não serem expulsos dos feudos. Nesse sentido, eram muito dependentes dos senhores feudais e da produção em suas terras para sobreviver. As cidades, embora ficassem em terras de senhores feudais se desenvolviam graças a atividades que não dependiam diretamente dos senhores feudais: o comércio e o artesanato. Ao acumularem recursos, os moradores das cidades dependiam menos dos senhores feudais e podiam desafiá-los com menos riscos. b) Os moradores das cidades eram os comerciantes, os artesãos e outros prestadores se serviços ligados à vida urbana: construtores, donos de hospedarias, etc. Não eram presos à terra e exerciam funções variadas, menos dependentes dos senhores feudais. Os recursos angariados pelas cidades permitiam que comprassem “cartas de franquia”, pondo fim ao controle dos senhores feudais sobre aquele espaço. Por isso eram “livres” dos senhores feudais (ainda que sujeitos a regulamentações criadas dentro das cidades).
Explicação:
Resposta:
a) As aldeias eram os espaços de moradia dos servos nos feudos. Os servos eram presos à terra e não podiam descumprir suas obrigações para não serem expulsos dos feudos. Nesse sentido, eram muito dependentes dos senhores feudais e da produção em suas terras para sobreviver. As cidades, embora ficassem em terras de senhores feudais se desenvolviam graças a atividades que não dependiam diretamente dos senhores feudais: o comércio e o artesanato. Ao acumularem recursos, os moradores das cidades dependiam menos dos senhores feudais e podiam desafiá-los com menos riscos.
b) Os moradores das cidades eram os comerciantes, os artesãos e outros prestadores se serviços ligados à vida urbana: construtores, donos de hospedarias, etc. Não eram presos à terra e exerciam funções variadas, menos dependentes dos senhores feudais. Os recursos angariados pelas cidades permitiam que comprassem “cartas de franquia”, pondo fim ao controle dos senhores feudais sobre aquele espaço. Por isso eram “livres” dos senhores feudais (ainda que sujeitos a regulamentações criadas dentro das cidades).
Explicação:
gabaritei