Leia o texto a seguir e responda ao que se pede.
Modelos de Organização Escolar
Desde a segunda metade do séc. XIX, na Europa, a organização escolar na maioria dos países fundou-se nos mesmos princípios da Revolução Industrial. Os alunos eram agrupados por idade e por gênero. O conteúdo era voltado para um conteúdo delimitado e prático. Nas escolas de massa, restringia-se à alfabetização básica, à leitura e à matemática, enquanto que as escolas dos aristocratas possuíam um currículo mais extenso. O professor era o centralizador do conhecimento e a referência do saber (BARROSO, 2001). Quanto à distribuição espacial escolar, a sala de aula tornou-se o núcleo-base da programação do processo de ensino. Esse mesmo modelo europeu foi introduzido no Brasil no final do século XIX, e, no que tange ao ensino público, tem permanecido até os dias de hoje. (NÓVOA, António, 2005, p.51)
Mediante o texto lido e pelo seu conhecimento prévio, responda:
a) Por que a sala de aula é ainda um núcleo-base do ensino?
b) Há possibilidade de se criar uma organização escolar no ensino público diferente do que se tem presenciado na atualidade?
Você poderá desenvolver suas respostas de duas formas: a primeira, respondendo a cada pergunta separadamente; a segunda, elaborando um texto que aborde as duas questões.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Padrão de resposta esperado
Veja a seguir as possíveis respostas.
Primeira possibilidade:
a) Por se tratar de um modelo mais simples e limitado que exige menos do Estado e das escolas.
b) É possível criar modelos alternativos e mais eficientes de ensino. Contudo, deve-se alterar as bases da organização escolar, criando-se um modelo mais flexível, amplo e dinâmico. Para essa transformação ou readequação da organização escolar, família, escola e Estado devem trabalhar juntos em projetos que sejam pertinentes ao ensino.
c) A solução aparente para uma realidade como a do Brasil, ou seja, de um país que não tem condições de arcar com o ensino público de qualidade no país, resta seguir modelos de outros países, como nos EUA e Europa, onde, o setor público cria parcerias com o setor privado. No entanto, para que isso ocorra, será necessário que o Estado crie políticas de incentivo fiscal para captar parceiros interessados.
Segunda possibilidade:
A organização escolar do ensino público no Brasil segue um modelo que já foi ultrapassado. A sala de aula deveria ser apenas mais um espaço do saber e de interação entre professor/aluno/aluno. Contudo, devido a vários problemas estruturais, ela, a sala de aula, se mantém como um polo das ações do professor. Isso se deve à falta de uma infraestrutura adequada, na maioria das escolas públicas, que permita aos docentes desenvolverem atividades variadas com seus discentes, tais como, aulas em laboratórios, atividades externas, visitações a outros espaços de conhecimento. Apesar disso, é possível, através de parcerias com empresas diversas e com o incentivo do próprio Estado, desenvolver atividades mais salutares no ambiente escolar, deixando a sala de aula em um plano secundário.
As parcerias com entidades privadas podem fomentar projetos diversos, instigar os alunos ao conhecimento e munir escolas e professores com novas tecnologias e instrumentos necessários para o ensino. Esse modelo de parceria não é novo. Muito pelo contrário, sempre foi adotado em países na América do Norte e na Europa. Mas depende da boa vontade dos envolvidos e de uma política de incentivo fiscal do governo aos possíveis parceiros.
A - A sala de aula ainda é considerada um núcleo-base, pois é o local onde o aluno adquire aprendizagem tanto nas ciências sociais como para a vida.
B - As mudanças em relação às salas de aulas tem acontecido e todas com possibilidades reais de serem diferentes que encontramos até aqui, entretanto, o mais importante, é que a relação entre professor e aluno permanece.
Sala de aula como núcleo de ensino
- A - Ainda hoje as salas de aula são consideradas núcleos de ensino, assim como a educação no período da Revolução Industrial. Atualmente, os núcleos são divididos em bases que envolvem todas as disciplinas necessárias para o desenvolvimento do aluno.
- B - Mesmo que a escola seja dividida em núcleos, cada vez mais ela está evoluindo, assim como o mundo da informatização. Um exemplo são as escolas públicas que estão instalando computadores com telão nas salas de aula.
- Além disso, muitos alunos receberam tablets que podem ser trabalhados em
- tempo real e diversas atividades pertinentes a aprendizagem.
- Infelizmente, a
- educação
- ainda não é para todos no mundo, no Brasil, o
- ensino infantil, fundamental e médio é público
- , mas para ingressar em uma faculdade pública o aluno precisa de conhecimentos acima da média.
Entenda mais sobre as escolas atuais em: https://brainly.com.br/tarefa/22215518?source=archive
#SPJ2