Português, perguntado por yumiih09, 8 meses atrás

Leia o texto a seguir e responda à questão.

Raquel, uma pré-adolescente, filha temporã de um casal que já tem dois meninos mais velhos, sente-se preterida pela família, centrada nos interesses dos pais e dos irmãos. Sem poder ser feliz na relação com os familiares, a protagonista vê-se às voltas com a impropriedade de suas três “vontades”, objeto de conflito da história. Querer ter nascido garoto e ser grande, suas duas primeiras vontades, traduzem a repressão em que vive. A essas, soma-se uma terceira, a de escrever, derivada do desejo de se comunicar. Tais vontades são abaladas com a bolsa amarela, um presente de segunda mão de uma tia rica, que costuma dar à família o que não lhe convém guardar [...]. As peripécias em torno da bolsa começam com a materialização do protagonista de sua primeira tentativa de escrever uma história. O galo Rei é concebido a partir da sugestão de uma amiga imaginária, Lorelei. Em vez de tratar da realidade familiar por meio de cartas, Raquel deveria tentar a ficção. Inventa, assim, a história de Rei, o galo em crise com sua posição [...] e que foge do galinheiro no qual deveria ser a autoridade. A história é interrompida após tornar-se motivo de piada. Com a salvaguarda da bolsa amarela, no entanto, o galo volta a se manifestar, mais uma vez em fuga. Protegido por Raquel, Rei troca de nome (torna-se Afonso) e transforma-se no pivô das aventuras da protagonista. Traz consigo uma companheira, a “guarda-chuva quebrada” (no feminino, como explica Afonso), e um problema, o teimoso primo Terrível, galo de rinha que, às vésperas de um confronto que poderia lhe custar a vida, é preso dentro da bolsa.


Releia o trecho:

“Traz consigo uma companheira, a ‘guarda-chuva quebrada’ (no feminino, como explica Afonso) [...]”.

No excerto acima, Afonso, o galo, faz questão de destacar que o guarda-chuva da história pertence ao gênero feminino, pois esse substantivo

A
não possui gênero.

B
não está flexionado em grau.

C
não está flexionado em número.

D
não pode ter seu gênero flexionado.

Soluções para a tarefa

Respondido por ivadcpe
7

Resposta:

Letra D)

Explicação:

Se ele destaca uma questão de gênero, se o enunciado e o trecho são relativos a gênero, fiamos entra duas alternativas, a A) e a D), mas a A) diz que guadlrada - chuva não tem gênero, e não está cero, realmente, não existe guardo-chuva, mas isso quer dizer, não que não tenha gênero, mas que não tem desinência nominal de gênero, porque guarda-chuva tem gênero, que masculino devido a conjugação do adjetivo, que normalmente é QUEBRADI. Ai, só nos resta a D), que tá certa pois não tem o gênero feminino a palavra guarda-chuva, por isso ele destaca.

Bia noite. https://youtu.be/ljUhhNeVrCU

Respondido por caiquemaranhao11
0

Resposta:

D

Explicação:

Perguntas interessantes