Biologia, perguntado por littleperson364, 7 meses atrás

Leia o texto a seguir e responda à questão proposta.
Insetos e o voo

Há algumas teorias que tentam explicar como surgiu o voo nos insetos. Antes de tudo, era preciso ter asas. Provavelmente, os primeiros insetos que possuíam algo parecido com uma asa não conseguiam voar. Uma hipótese diz que os insetos tinham facilidade para subir nos caules das plantas, mas descer sempre era mais trabalhoso e demorado. Os obstáculos eram muitos; por exemplo, os desvios que precisavam fazer nas folhas com pontas voltadas para cima. Alguns insetos podem ter resolvido esse problema simplesmente saltando ou planando com alguma forma primitiva de asa.

Acredita-se que essa forma primitiva de asa no princípio era usada apenas para aumentar a temperatura do corpo, pois o inseto podia, com essa projeção do corpo, captar mais calor do Sol.

Segundo o texto, qual é a provável sequência da evolução das asas nos insetos, considerando as etapas de seu desenvolvimento e relacionando a estrutura à sua função?

Soluções para a tarefa

Respondido por sarahdagmar27
0

Resposta:

Acerca do desenvolvimento das asas em insetos, podemos compreender que pode ser explicado de acordo com duas hipóteses.

--> A primeira hipótese afirma que tais estruturas não têm gênese a partir de abas laterais no tergo, sendo que a utilidade destas abas se relacionam com a estabilidade após saltos e também para aumentar a superfície de contato com a luz solar.

--> No segundo caso, as asas teriam origem a partir das branquias presentes no ancestral comum dos insetos, tendo como única função o aumento da distancia de salto e a dispersão no vento.

Espero ter te ajudado!

Perguntas interessantes