Leia o texto a seguir e responda a questão:
“O que a monocultura latifundiária e escravocrata realizou no sentido de aristocratização, extremando a sociedade brasileira em senhores e escravos, com uma rala e insignificante lambujem de gente livre sanduichada entre os extremos antagônicos, foi em grande parte contrariado pelos efeitos sociais da miscigenação. A índia e a negra-mina a princípio, depois a mulata, a cabrocha, a quadrarona, a oitavona, tornando-se caseiras, concubinas e até esposas legítimas dos senhores brancos, agiram poderosamente no sentido de democratização social no Brasil.” (FREYRE, G. Casa Grande & Senzala. 48 ed. São Paulo: Global, 2003)
Assinale a alternativa que apresenta uma interpretação correta sobre a afirmação de Gilberto Freyre:
a. A miscigenação foi fundamental no processo de aristocratização social da sociedade colonial brasileira.
b. O tipo de colonização no Brasil, com pequenas propriedades e com uma escravidão concentrada em poucas regiões, foi o principal fator da democratização social.
c. A família patriarcal foi o núcleo principal das relações de democratização no Brasil, priorizando a Casa Grande à Senzala.
d. A cordialidade é uma das principais características que explica a contraposição entre a aristocratização e a democratização das relações de classe no Brasil.
e. A monocultura latifundiária e o escravismo foram fatores da aristocratização social enquanto a miscigenação exerceu a pressão de democratização social.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
eu Não entendi muito bem.
essas com a letra (A), são as perguntas ?
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Biologia,
4 meses atrás
Geografia,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás