Sociologia, perguntado por 16luamar, 1 ano atrás

Leia o texto a seguir e responda à questão:

As empresas, como pontos de impacto na sociedade, têm se deparado com a equação lucro versus função social, algo não imaginado até a metade do século XX. É certo que ética empresarial e responsabilidade social corporativa não são assuntos novos, porém ambas vêm ganhando importância nos últimos anos. Com o crescente aumento da complexidade dos negócios, complexidade esta que exige uma nova maneira de pensar e agir do empresariado, as disparidades sociais levam a repensar o desenvolvimento sustentável, conceito que envolve aspectos econômicos, sociais e ambientais. A equação empresarial da atualidade está relacionada ao como potencializar o desenvolvimento dos negócios considerando a intervenção da organização no meio.

[...] Na Grécia e na Roma antiga, por exemplo, foram lançadas campanhas de libertação de escravos, e na Inglaterra, durante a Revolução Industrial, houve campanhas para abolição das prisões por dívidas, para a extensão de direito ao voto às mulheres e para se acabar com o trabalho infantil, o que os autores consideram componentes da gestão dos negócios balizados pela responsabilidade social.

Em relação aos tempos de pioneirismo da cidadania empresarial, alguns avanços foram registrados e poderão marcar um período de novas conquistas ainda mais incisivas. Cases que retratam a iniciativa de empresas em atividades econômicas rentáveis de preservação, o desenvolvimento do terceiro setor, a assimilação política dos verdes, a institucionalização do movimento de defesa dos direitos dos consumidores, do consumo consciente e do comércio justo são alguns exemplos desses avanços.

[...] À medida que os cidadãos vão adquirindo maior consciência de suas responsabilidades, também vão exigindo uma postura mais engajada das empresas, que vêm procurando evoluir em sua gestão responsável.

Texto extraído da resenha do livro Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. Autora Patrícia Ashley de Almeida. Resenhista: Ana Claudia Marques Govatto, 2002.

Fonte:. Acesso em: 20 fev. 2015.


Após a leitura do texto e com base em seu conhecimento, apresente um texto argumentativo sobre a questão: As organizações realizam ações de responsabilidade social de forma obrigada ou voluntária?

Soluções para a tarefa

Respondido por morenafloripa
16
As organizações em sua maioria realizam ações de responsabilidade social obrigadas, muitas empresas não iriam plantar árvores, ou mesmo realizar coisas de seu próprio interesse, como o despejo adequado de substância tóxicas ao meio ambiente caso não fossem obrigadas.
Dessa forma se percebe o descaso que seria se não houvessem leis para deixar parâmetros de como e quando um empresa deve restituir algo que usou demais como uma certa matéria prima por exemplo.
Mas algumas empresas, mesmo não sendo obrigadas a realizarem ações de responsabilidade social, mesmo gastando com isso, são empresas com um mercado exigente e que sabem reconhecer seus consumidores, por isso evolui  até mesmo sabe que pode usar das responsabilidades sociais uma espécie de propaganda, em que não anunciam somente um produto, mas um produto de uma empresa que não inflige lei alguma, ou que refloresta áreas ou mesmo se engaja em ajudas sociais.
Perguntas interessantes