Leia o texto a seguir e responda à questão.
A partida
Acordei pela madrugada. A princípio com tranquilidade, e logo com obstinação, quis novamente dormir. Inútil, o sono esgotara-se. Com precaução, acendi um fósforo: passava das três. Restava-me, portanto, menos de duas horas, pois o trem chegaria às cinco. Veio-me então o desejo de não passar mais nem uma hora naquela casa. Partir, sem dizer nada, deixar quanto antes minhas cadeias de disciplina e de amor.
Com receio de fazer barulho, dirigi-me à cozinha, lavei o rosto, os dentes, penteei-me e, voltando ao meu quarto, vesti-me. Calcei os sapatos, sentei-me um instante à beira da cama. Minha avó continuava dormindo. Deveria fugir ou falar com ela? Ora, algumas palavras... Que me custava acordá-la, dizer-lhe adeus?
LINS, O. A parda. Melhores contos. Seleção e prefácio de Sandra Nini. São Paulo: Global, 2003
No texto, o trecho “Deveria fugir ou falar com ela? Ora, algumas palavras...” produz um certo efeito. Qual? *
Soluções para a tarefa
Resposta:
O narrador está em dúvida se vai ou não se despedir da avó. Esse sentimento de contradição fica mais claramente expresso nesse trecho, por meio das palavras "fugir" e "falar".
O narrador tem vontade de partir, mas hesita em se separar da avó que ficaria ali. Inicialmente, ele pensa em "Partir, sem dizer nada". Mas hesita, fica na dúvida: "Deveria fugir ou falar com ela?"
Explicação passo-a-passo:
O narrador está claramente em dúvida sobre se ele vai ou se simplesmente se não vai despedir de sua avó.
Vamos aos dados/resoluções:
É importante salientar que estamos abordando pilares da Interpretação de texto, logo, na parte que ele diz “Deveria fugir ou falar com ela? Ora, algumas palavras...” provoca uma instância de hesitação, como se deveria ou não fazer tal ato.
E é necessário dizer que a partida é inevitável, já que o próprio narrador expressa um sentimento de contradição no trecho acima e por uma perspectiva, o narrador realmente deseja ir ao seu destino. A mesma já é demonstrada no fragmento de texto: “desejo de não passar mais nem uma hora naquela casa”.
Entretanto, o narrador no final do texto soa hesitante em deixar sua avó e seguir sua vida, e essa parte ele enfatiza em “Deveria fugir ou falar com ela? Ora, algumas palavras...”.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/4461173
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)