Leia o texto a seguir e responda a questão:
A escravidão, a abolição inconclusa e a permanência do racismo produziu no Brasil uma malévola divisão social que ainda hoje segrega negros e brancos. Num esforço de superação, a Constituição de 1988 definiu como objetivos fundamentais a erradicação das desigualdades e dos preconceitos de raça. Estabeleceu o repúdio ao racismo e fez de sua prática um crime inafiançável.
A cena social brasileira confronta erros e equívocos do passado com os esforços, as exigências do presente e as necessidades do futuro. Ainda assim, são inequívocos certos indícios de atraso. O ambiente corporativo brasileiro, por exemplo, é um espelho ampliado dessas distorções. Em muitos casos, reproduz e amplia o fosso desse verdadeiro apartheid.
Nas empresas aqui instaladas, públicas ou privadas, nacionais ou multinacionais, é nítido o que se conceituou na literatura como racismo institucional -isso é, aquele em que nada é formalizado, nada é dito de forma direta, mas o resultado se traduz de maneira insensível em "no black".
Em um país em que 54% da população é formada por negros, como explicar sua ausência quase completa dos cargos de presidente ou vice-presidente nas empresas?
Some-se a essa situação traumática a chegada das primeiras levas dos quase 1 milhão de jovens negros provenientes dos programas de cotas e ações afirmativas no ensino superior, que agora baterão nas portas das empresas brasileiras. Vê-se aí o tamanho exato do desafio que se colocará diante do governo, da sociedade e das corporações. O que fazer com centenas de milhares de Pelés, Joaquins Barbosa, Daianes dos Santos e Rafaelas Silvas escondidos pelo país? Vamos ignorá-los para sempre?
Essa é a resposta que pretendemos ajudar o Brasil a construir por meio da criação da Iniciativa Empresarial pela Igualdade, que inauguramos nesta segunda (21), ainda em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no domingo (20). (JOSÉ VICENTE, Folha de São Paulo,21 nov. 2016, adaptado)
Com base na leitura do texto, e correto dizer que:
Escolha uma:
a. O cenário brasileiro ainda necessita de mudanças para o futuro, contudo, já se consegue ver no presente algumas tentativas de mudanças.
b. A Constituição de 1988 erradicou as desigualdades entre brancos e negros no Brasil, uma vez que definiu todos como iguais.
c. O ambiente corporativo brasileiro é o principal cenário onde se percebe a prática do racismo de modo decisivo.
d. Na opinião do autor, não há solução para o problema do racismo no Brasil, uma vez que se percebe cotidianamente, indícios dos atrasos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Letra A: no cenário brasileiro ainda existe a necessidade de mudanças para o futuro, mas fica muito claro que no presente já existe um punhado de tentativas de mudar e minar a desigualdade e segregação social no país.
No cenário corporativo tem-se o principal local vê-se o racismo de forma indireta, pois não existe a ascensão de negros em cargos de alta importância, desde gerentes até diretores, vice-presidentes e presidentes.
A ausência de negros nesses cargos mostra a desigualdade social.
Abraços!
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás