Leia o texto a seguir e assinale a alternativa incorreta em relação aos níveis da linguagem:
O poeta da roça
(Patativa do Assaré)
Sou fio das mata, canto da mão grossa,
Trabaio na roça, de inverno e de estio.
A minha chupana é tapada de barro,
Só fumo cigarro de paia de mio.
Sou poeta das brenha , não faço o papé
De argum menestré, ou errante canto
Que veve vagando, com sua viola,
Cantando pachola, à percura de amô.
Não tenho sabença, pois nunca estudei,
Apenas eu sei o meu nome assiná.
Meu pai, coitadinho! Vivia sem cobre,
E o fio do pobre não pode estudá.
Só canto o buliço da vida apertada,
Da lida pesada, das roça e dos eito.
E às vez, recordando a feliz mocidade,
Canto uma sodade que mora no peito.
Eu canto o mindingo de sujo farrapo,
Coberto de trapo e mochila na mão,
Que chora pedindo o socorro dos home,
E tomba de fome, sem casa e sem pão.
E assim, sem cobiça dos cofre luzente,
Eu vivo contente e feliz com a sorte,
Morando no campo, sem vê a cidade.
Canto as verdade das coisa do Norte.
Escolha uma:
a. O texto apresenta uma linguagem coloquial que é a forma lingüística que todo povo civilizado possui, é a que assegura a unidade da língua nacional.
b. A questão em relação ao nível de linguagem é de adequação. Numa situação em que se espera uma linguagem formal, é inadequado usar palavras ou expressões que pertencem a outro nível de linguagem, como a gíria.
c. O texto é uma poesia, ou seja, é um texto que expõe as propostas criativas de um poeta. A forma de língua pela qual o artista optou e a temática de sua poesia se harmonizam.
d. As formas "fio", "mio", "paioça" (correspondem na língua culta a "filho", "milho" e "palhoça" respectivamente) ou os plurais "das mata", "das brenha", "das roça e dos eito", "dos home" e outros. As diferenças entre essas formas e aquelas da língua culta têm sua lógica própria e os "erros" encontrados não são aleatórios.
e. A norma culta, forma literária que todo povo civilizado possui, é a que assegura a unidade da língua nacional. Sendo mais espontânea e criativa, a língua popular se afigura mais expressiva e dinâmica.
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a) Como uma pessoa humilde, que mora num casebre, longe da cidade, e enfrenta trabalho pesado no campo, sem descanso.
b)Segundo ele, o menestrel canta, toca viola, viaja por vários locais, levando sua música, e deseja encontrar a pessoa amada. O eu lirico, por sua vez, se sente apenas um cantor do mato.
c) Porque o poema apresenta versos simples, que seguem a mesma métrica e fazem pouco uso de figuras de linguagem. Não há um vocabulário rebuscado, o que facilita a compreensão geral do texto.
d) O eu lírico relata o trabalho difícil no campo, as lembranças do passado, a valentia do caboclo, a lida diária do vaqueiro e a pobreza do mendigo. Como diz no último verso, ele canta "as verdade[s] das coisa[s] do Norte".
d)Ele se refere aos governos e às autoridades responsáveis pelas condições básicas de sobrevivência dos cidadãos.
e)Ele confessa que não tem ambição de ganhar muito dinheiro e enriquecer, pois vive satisfeito como cantor nordestino, revelando a realidade de seu povo.
"Sou poeta das brenha", "Nas pobre paioça", "Nas noite assombrada", etc.
b)Segundo ele, o menestrel canta, toca viola, viaja por vários locais, levando sua música, e deseja encontrar a pessoa amada. O eu lirico, por sua vez, se sente apenas um cantor do mato.
c) Porque o poema apresenta versos simples, que seguem a mesma métrica e fazem pouco uso de figuras de linguagem. Não há um vocabulário rebuscado, o que facilita a compreensão geral do texto.
d) O eu lírico relata o trabalho difícil no campo, as lembranças do passado, a valentia do caboclo, a lida diária do vaqueiro e a pobreza do mendigo. Como diz no último verso, ele canta "as verdade[s] das coisa[s] do Norte".
d)Ele se refere aos governos e às autoridades responsáveis pelas condições básicas de sobrevivência dos cidadãos.
e)Ele confessa que não tem ambição de ganhar muito dinheiro e enriquecer, pois vive satisfeito como cantor nordestino, revelando a realidade de seu povo.
"Sou poeta das brenha", "Nas pobre paioça", "Nas noite assombrada", etc.
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