ENEM, perguntado por marypasti9813, 10 meses atrás

Leia o texto a seguir. Detone um game e ganhe como prêmio um emprego [...] A empresa Knack está lançando o aplicafivo "Balloon Brigade" (Brigada dos Balões). Trata-se de um game para celular disponível para iPhones. É um jogo no esfilo do "Angry Birds", mas com muito mais tensão, obrigando o jogador a tomar decisões rapidamente. O que poderia parecer mais um inocente joguinho é na verdade uma poderosa ferramenta de análise das habilidades e da personalidade do jogador. Você é uma pessoa propensa a assumir riscos? É mais conservador? O game mede isso e muito mais. Analisa uma infinidade de fatores, que leva em consideração a forma como a pessoa realiza cada ação (o jogo foi feito com auxílio de neurocienfistas e psicólogos). Ao final, o jogador pode mandar a sua avaliação (chamadas de "knacks") para empresas ou mesmo postá-la on-line. Empresas como a Shell já começaram a usar o jogo na busca por talentos. [...] Ao mesmo tempo em que faz senfido, traz também preocupações. É mais um território da vida que passa a ser contro- lado por algoritmos. [...] LEMOS, Ronaldo. Detone um game e ganhe como prêmio um emprego. Disponível em: <://1.folha.uol/fsp/ilustrada/118900- detone-um-game-e-ganhe-como-premio-um-emprego.shtml>. Acesso em: 22 ago. 2013. Fragmento. No texto, é possível notar um posicionamento crítico do autor em: a) "A empresa Knack está lançando o aplicativo ‘Balloon Brigade’ (Brigada dos Balões)." b) "Trata-se de um game para celular disponível para iPhones." c) "Analisa uma infinidade de fatores, que leva em consideração a forma como a pessoa realiza cada ação [...]" d) "Ao final, o jogador pode mandar a sua avaliação [...]" e) "Ao mesmo tempo em que faz sentido, traz também preocupações."

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
0

É possível notar um posicionamento crítico do autor em:

e) "Ao mesmo tempo em que faz sentido, traz também preocupações."

> Nesse trecho, o autor demonstra sua opinião em relação ao aplicativo "Balloon Brigade" (Brigada dos Balões).

O autor se revela preocupado com essa ferramenta, pois esta pode ser "mais um território da vida que passa a ser controlado por algoritmos".

Então, o autor está criticando o fato de esse aplicativo ser mais um que possa controlar o tipo de conteúdo que os usuários de internet vão consumir.

Perguntas interessantes