Leia o texto a seguir.
De fato, 98% do lixo radioativo brasileiro compõe-se de rejeitos que precisam ficar isolados do contato humano durante dois ou três séculos apenas. Isso por causa do fenômeno que os físicos chamam meia-vida: o tempo necessário para que a radioatividade de uma substância caia pela metade.
[...] Além de provir de aparelhos desativados, que mexeram com material nuclear, e da água usada para controlar a tem peratura nos reatores -que tende a ficar contaminada por partículas radioativas -, o lixo de baixa e média atividade é também engordado por materiais comuns, como luvas e aventais, usados na manipulação de substâncias radioativas.
Sobre a água utilizada nas usinas, responda:
a) De onde é geralmente retirada?
b) Ainda que não esteja contaminada com radioatividade, qual tipo de poluição pode causar e qual a consequência dessa poluição?
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
A) A água responsável pelo resfriamento provém geralmente de uma fonte natural localizada perto da usina.
B) Em virtude de ser devolvida ao meio ambiente em altas temperaturas, pode haver poluição térmica, causada pela elevação das temperaturas do rio ou do mar. Esse tipo de poluição provoca uma diminuição da solubilidade do oxigênio na água e, portanto, compromete toda a vida daquele ecossistema.
evelynkatherine153:
pode responder uma questão de física pra mim?
Perguntas interessantes