Leia o texto a seguir, de Celso Furtado (2007): "No último decênio do século XIX criou-se uma situação excepcionalmente favorável à expansão da cultura do café no Brasil. […] com a descentralização republicana o problema da imigração passou às mãos dos estados, sendo abordado de forma muito mais ampla pelo governo de São Paulo, vale dizer, pela própria classe dos fazendeiros de café. Finalmente, o efeito estimulante da grande inflação de crédito desse período beneficiou duplamente a classe de cafeicultores: proporcionou o crédito necessário para financiar a abertura de novas terras e elevou os preços do produto em moeda nacional com a depreciação cambial." A partir desse texto, identifique quais eventos políticos influenciaram diretamente o estabelecimento do café como principal produto de exportação brasileiro:
A. O Tratado de Navegação e Comércio, e a Independência.
B. A Proclamação da República e a Lei Áurea.
C. A Lei dos Sexagenários e a Lei de Terras.
D. O Tratado de Madri e a Proclamação da República.
E. A Farroupilha e a Lei Áurea.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
B
Explicação:
O texto de Celso Furtado aborda o caótico período do final do século XIX, com a Lei Áurea (1888) – que modificou o sistema de trabalho no Brasil – e a Proclamação da República (1889) – que finalizou o domínio monárquico. Apesar dos problemas políticos, a elite cafeeira conseguiu lucrar e aumentar a produção, se beneficiando da especulação monetária brasileira.
O Tratado de Navegação e Comércio foi assinado em 1810, e a Independência ocorreu em 1822, não caracterizando a cronologia descrita no texto. Já a Lei de Terras é de 1850, e se ampliou ao longo do século. A Lei dos Sexagenários, de 1885, ajudou a abrir o caminho para a abolição. O Tratado de Madri é de 1750, e a Farroupilha ocorreu entre 1835-1845.
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Saúde,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás