Leia o texto a seguir, de autoria de um espanhol recém chegado à Tenochtitlán, e as afirmativas a respeito do encontro entre povos pré-colombianos e espanhóis.
[...] "Quando lá chegamos, ficamos atônitos com a multidão de pessoas e a ordem que prevalecia, assim como a vasta quantidade de mercadorias... Cada espécie tinha seu lugar particular que era distinguido por um sinal. Os artigos consistiam em ouro, prata, joias, plumas, mantas, chocolate, peles curtidas ou não, sandálias e outras manufaturas (...). O mercado de carne vendia aves domésticas, caça e cachorros. Vegetais, frutas, comida preparada, sal, pão, mel e massas doces, feitas de várias maneiras, eram também lá vendidas. [...] Muitas mulheres vendiam peixes em pequenos 'pães' feitos de uma determinada argila especial que eles achavam no lago e que se assemelhavam ao queijo".
In: PINSKY, Jaime. "História da América através de textos". São Paulo, Contexto. 2004.
I. Os espanhóis ficaram “atônitos” porque se surpreenderam com a grandiosidade e organização da capital asteca. Não esperavam encontrar sociedades tão bem organizadas fora da Europa, que consideravam o centro do mundo.
II. O espanhol destaca o ouro, a prata, as joias, porque chegaram à América motivados pela busca do que consideravam riqueza.
III. A admiração dos espanhóis com a sociedade asteca levou-os a respeitar e a valorizar a cultura e religião praticadas na América.
São corretas as afirmativas
I e II
B
I e III
C
II e III
I, II e III
Soluções para a tarefa
Alternativa A.
Os europeus se surpreenderam com a cidade asteca – planejada, organizada, um grande centro de comércio. Efetivamente pensavam a América como uma região de povos inferiores e o encontro de cidades maiores que as da Europa, os surpreendeu. Encontrar metais preciosos – de forma visível – os empolgou porque, no contexto mercantilista europeu – eram riquezas que os colonizadores buscavam.
DESCRITOR E DISTRATORES:
A afirmativa III é incorreta porque os espanhóis – embora reconhecessem a grandiosidade de cidades como Tenochtitlán não respeitaram nem preservaram a cultura e realizações locais. Em vez disso, impuseram seus próprios padrões culturais e trataram os nativos como inferiores, subjugando-os.
HABILIDADES:
(EF07HI02) Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
(EF07HI03) Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.