Leia o texto a seguir: Daí por diante é a degringolada. Forças surdas começam a minar as bases do trono e, embora a ideia republicana se alastrasse lentamente, é sensível o desprestígio em que vão caindo as instituições monárquicas. O império se mostra incapaz de resolver os problemas nacionais, a começar pela emancipação dos escravizados, de cuja solução dependia o progresso do país. E por isso sua estabilidade estava definitivamente comprometida.
PRADO JR., Caio. Evolução política do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1999. p. 102 (Adaptado).
Identifique as instituições monárquicas mencionadas no texto e explique as razões que culminaram no processo de desgaste político e social, durante o final do século XIX.
Soluções para a tarefa
Respondido por
80
As "Instituições Monárquicas" eram todas as construções sociais que favoreciam a Monarquia no Brasil, dentre elas a Constituição de 1824, a existência de um Poder Moderador, o fato de que havia uma religião oficial no Brasil e os privilégios de nascimento dos nobres.
Como a Monarquia havia perdido o apoio, ao longo da segunda metade do Século XIX, dos grupos sociais mais influentes do país, estas instituições perderam força e ela mesma passou a ser vista cada vez mais como um sistema político indesejável, e pouco foi defendida na ocasião da Proclamação da República.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/19705281
Anexos:
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás