Leia o texto a seguir.
“[...] como não podia deixar de suceder, essa orientação gerou um fruto espúrio. A ideia de que o padrão brasileiro de relações entre ‘brancos’ e ‘negros’ se conformava aos fundamentos ético-jurídicos do regime republicano vigente. Engendrou-se, assim, um dos grandes mitos de nosso tempo: o mito da ‘democracia racial brasileira’. Admitia-se, de passagem que esse mito não nasceu de um momento para o outro. Ele germinou longamente, aparecendo em todas as avaliações que pintavam o jugo escravo como contendo ‘muito pouco fel’ e sendo suave, doce e cristãmente humano”.
FERNANDES, F. A integração do negro à sociedade de classes. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letra da Universidade de São Paulo, 1964, p. 309.
No trecho mencionado, Fernandes (1964) trata do mito da democracia racial, assinalando seu caráter histórico e a centralidade de uma crença em um senhor que almejava uma vida digna e justa a seus escravos, dirimindo possíveis sofrimentos.
A respeito desse tema, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) O mito da democracia racial tem sua origem apenas no século XX, quando os negros passam a ter condições de vida iguais aos brancos, em decorrência da liberação do trabalho assalariado.
II. ( ) A democracia racial foi uma iniciativa político-institucional com o intuito de promover a igualdade entre brancos e negros após a Lei Áurea. Como não teve sucesso, hoje é entendida como um empreendimento fracassado, ou seja, apenas um mito.
III. ( ) Se relaciona com o mito da democracia racial o fato de que pessoas negras, apesar de constitucionalmente possuírem os mesmos direitos e deveres de pessoas brancas, não terem acesso às mesmas garantias e oportunidades no âmbito da vida prática e cotidiana, o que acarreta o agravamento de desigualdades e as mascara.
IV. ( ) A democracia racial é fruto da miscigenação que ocorreu em nosso país, cujas consequências se mostram frutíferas, visto a diversidade cultural e étnica que o Brasil apresenta.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
a.
F, F, F, V.
b.
F, V, F, V.
c.
F, F, V, F.
d.
F, V, V, F.
e.
V, F, V, V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
Olá!
A sequência correta está em F-V-V-F.
Partindo deste ponto, notamos que o mito da democracia racial existe desde o período da escravidão sob a condições dos escravos e sua relação com os senhores de engenho, como Gilberto Freyre nos apresenta em Casa Grande & Senzala.
Além disso, a democracia racial apesar da pluralidade da cultura e da miscigenação que ocorreu no Brasil, ainda sim é um mito, pois o preconceito, a segregação e a falta de oportunidade ainda são assuntos cotidianos que realmente acontecem.
Até mais!
petropanfiete:
Resposta errada.
Respondido por
13
Resposta Correta:
F, F, V, F.
Perguntas interessantes