Leia o texto a seguir com atenção.
“O solo não é apenas um substrato para o desenvolvimento da biosfera. O solo é um dos determinantes das características da biosfera e é modificado por elas, através dos processos interativos que mantêm com os seres vivos. O solo é onde esses estão ancorados, é o elo de transferências do alimento e da água para as plantas, fechando o ciclo por onde flui a energia.” (ROSS, Jurandyr L. Sanches (org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998, p. 123.)
Sobre o solo e sua evolução, é correto afirmar:
Os solos primitivos são espessos, pois apresentam bastante matéria orgânica.
Um solo maduro possui perfil definido por horizontes que se diferenciam pela cor, mas que apresentam características semelhantes no que diz respeito à textura e à composição química.
Enquanto um solo jovem é rico em nutrientes e possui horizontes bem desenvolvidos, o solo maduro é mais pobre em matéria orgânica e menos desenvolvido.
A riqueza e abundância da vegetação (biosfera) dependem integralmente das qualidades prévias do solo.
Os solos têm origem na ação dos agentes do intemperismo que desgastam as rochas, provocando alterações químicas e fragmentação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
os solos têm origem na ação dos agentes do intemperismo que desgastam as rochas, provocando alterações químicas e fragmentação.
sandraiori:
Obrigada pela ajuda,
Perguntas interessantes
Administração,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Espanhol,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás