Leia o texto a seguir: "cientistas da universidade de columbia, nos estados unidos, estão desenvolvendo um remédio para aliviar a fadiga pós-exercícios extremos que pode beneficiar pacientes de doenças cardíacas, segundo artigo publicado no site da revista especializada proceedings of the national academy of sciences. De acordo com a equipe de cientistas, a fadiga se dá por causa do vazamento de cálcio para dentro das células musculares. Os cientistas desenvolveram um remédio que acaba com esses vazamentos e que já foi testado com sucesso para aliviar a fadiga em camundongos exaustos. " fonte: g’. Remédio contra fadiga muscular pode ajudar cardíacos. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2020. Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre as caraterísticas das células musculares, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A ausência de íons cálcio na fibra muscular regula a contração muscular, bem como a presença de íons cálcio na fibra ocasiona relaxamento muscular. Porque: ii. O nível de íons cálcio liberado e reabsorvido pelo retículo sarcoplasmático definem o funcionamento da contração muscular. A seguir, assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A ausência de cálcio no músculo leva a contrações descontroladas e duradouras, já o excesso leva a um relaxamento excessivo e dificuldade para contrair, então a regulação da contração muscular depende da presença de quantidades ideias de cálcio (I é falsa e II é verdadeira).
Cálcio, potássio e sódio
São os três íons mais importantes para o controle da contração, desses, o cálcio é o mais importante e o menos abundante na dieta, isso porque ele relaxa as fibras musculares, já o sódio e o potássio são responsáveis por mudar o potencial de membrana e gerar a contração.
Mais sobre contração muscular
https://brainly.com.br/tarefa/3128126
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes
Geografia,
4 meses atrás
Geografia,
4 meses atrás
Ed. Física,
4 meses atrás
Psicologia,
5 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás