Leia o texto a seguir. China proíbe filmes sobre "Viagem no Tempo" No ano da comemoração do 90° aniversário do Par- fido Comunista da China, as autoridades de mídia do país resolveram proibir quaisquer filmes ou seriados que tenham como tema viagens no tempo. [...] a decisão foi jusfificada pelo "desrespeito histórico" que esse tema de ficção científica mostraria. Mas há algo a mais nessa proibição sobre "viagens no tempo" [...] Proibir "viagens no tempo" pode ser um instrumento pelo qual produtores e escritores evitem que o cinema produza uma experiência que possa ser perturbadora para a adaptação tranquila dos chineses aos seus papéis sociais, certamente marcado por uma rofina de trabalho massacrante na economia que mais cresce no mundo à custa da exploração, inclusive de trabalho infanfil. Disponível em: <://.advivo/blog/luisnassif/ china-proibe-filmes-sobre-viagem-no-tempo>. Acesso em: 22 jul. 2013. Fragmento. O texto apresentado: a) defende a mídia independente. b) critica o cinema produzido na China. c) comemora o aniversário do Partido Comunista. d) mostra motivações que podem estar subjacentes à proibição apresentada. e) critica a função social dos sistemas de informação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
e) critica a função social dos sistemas de informação.
O texto aponta acima uma crítica a censura que o governo chinês impõe sobre o cinema, como forma de função social, uma vez que o trabalho infantil ainda prevalece neste país.
Diante disso, reforça o posicionamento ditatorial e autoritário do governo chinês, que se contrapõe a democracia, exposta na censura aos filmes envolvendo a temática de "viagens no tempo".
Perguntas interessantes