Leia o texto a seguir:
“As línguas de sinais são consideradas línguas naturais e, consequentemente, compartilham uma série de características que lhes atribui caráter específico e as distingue dos demais sistemas de comunicação. [...] As línguas de sinais são, portanto, consideradas pela linguística como línguas naturais ou como um sistema linguístico legítimo e não como um problema do surdo ou como uma patologia da linguagem.”
QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais Brasileira: Estudos linguísticos. Porto Alegre: Editora Artmed, 2004. p. 30.
De acordo com os conteúdos do texto-base 02 trabalhado em aula, sobre a diferença entre os conceitos língua e linguagem, relacione corretamente os elementos às suas características.
1. Língua
2. Linguagem
( ) Qualquer meio de comunicação, como a corporal, expressões faciais, maneira de nos vestirmos, sinais de transito, etc.
( ) Sistema abstrato de regras gramaticais.
( ) Podem ser orais-auditivas ou espaço-visuais.
( ) Tem dupla função: ligação com a comunicação e responsável pelo desenvolvimento de alguns processos psicológicos mais complexos.
Agora, selecione a sequência correta:
A 1, 2, 2, 2
B 1, 2, 1, 2
C 2, 1, 1, 1
D 2, 1, 1, 2
E 2,2,1,1
Soluções para a tarefa
Quetão D 2,1,1,2
1 - Língua: “Todavia, compreender a definição de língua torna-se, também, importante para contextualizar todo o universo, tanto da criança surda quanto de seus familiares ouvintes, que são, portanto, usuários de um instrumento de comunicação que difere do utilizado por aquela criança. Assim, para Fernandes (idem) a definição de língua se torna mais restrita, pois se refere a um sistema abstrato de regras gramaticais. Nesse sentido, tais regras têm sua estrutura identificada ‘nos seus diversos planos – dos sons; da estrutura; da formação e das classes de palavras; das estruturas frasais; da semântica; da contextualização e do uso’. Fernandes (ibidem, p. 66) acrescenta que ‘as línguas podem ser orais-auditivas ou espaço-visuais’. Acrescenta, também, que existe uma dupla função da língua não tendo, apenas, uma ligação com a comunicação, mas também sendo ‘portadora e responsável pelo desenvolvimento de alguns processos psicológicos mais complexos’ (texto-base: As primeiras aprendizagens da criança surda, p. 35). 2 – Linguagem: “Fernandes define a linguagem como: 'qualquer meio de comunicação, como a linguagem corporal, as expressões faciais, a maneira de nos vestirmos, as reações de nosso organismo (tanto aos estímulos do meio, como de nosso pensamento ou, mesmo, dos aspectos fisiológicos), ou a linguagem de outros animais, os sinais de trânsito, a música, a pintura, enfim, todos os meios de comunicação, sejam cognitivos (internos), socioculturais (relativos ao meio) ou da natureza, como um todo (FERNANDES, 1999, p. 64)'” (texto-base: As primeiras aprendizagens da criança surda, p. 35).