Leia o texto a seguir.
As ideias produzem as imagens de si mesmas em novas ideias, mas, como se supõe que as primeiras ideias derivam de impressões, continua ainda a ser verdade que todas as nossas ideias simples procedem, mediata ou imediatamente, das impressões que lhes correspondem. (HUME, D. Tratado da Natureza Humana. Trad. De Serafim da Silva Fontes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. p.35.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a questão da sensibilidade, razão e verdade em David Hume, considere as afirmativas a seguir.
I. Geralmente as ideias simples, no seu primeiro aparecimento, derivam das impressões simples que lhes correspondem.
II. A conexão entre as ideias e as impressões provém do acaso, de modo que há uma independência das ideias com relação às impressões.
III. As ideias são sempre as causas de nossas impressões.
IV. Assim como as ideias são as imagens das impressões, é também possível formar ideias secundárias, que são imagens das ideias primárias.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Soluções para a tarefa
I é verdadeira, pois, para Hume, a mente é uma tábula rasa e são as impressões que preenchem a mente com as ideias, que derivam das impressões que são, inicialmente, percepções bem simples que se sofisticam à medida que se desenvolve o sujeito.
II é falsa, pois a conexão das ideias com as impressões não provém do acaso, mas do próprio ato de conhecer que torna necessárias estas conexões.
III é falsa, pois são as impressões que são causas das ideias, não o contrário.
IV é verdadeira, pois as ideias funcionam de modo semelhante às impressões, de modo que de uma ideia pode-se extrair, por associação, outras tantas.
É correta a alternativa B.
Resposta:letra b
Explicação:IV é verdadeira, pois as ideias funcionam de modo semelhante às impressões, de modo que de uma ideia pode-se extrair, por associação, outras tantas.
I é verdadeira, pois, para Hume, a mente é uma tábula rasa e são as impressões que preenchem a mente com as ideias, que derivam das impressões que são, inicialmente, percepções bem simples que se sofisticam à medida que se desenvolve o sujeito