História, perguntado por IvanFarias6619, 9 meses atrás

Leia o texto a seguir. "As armas e os barões assinalados / Que da Ocidental praia Lusitana, / Por mares nunca dantes navegados / Passaram ainda além da Taprobana, / Em perigos e guerras esforçados / Mais do que prometia a força humana, / E entre gente remota edificaram; / Novo reino, que tanto sublimaram (...)" Publicado no século XVI, os 'Lusíadas' de Luís de Camões trata-se de uma ode ao pioneirismo lusitano no processo de expansão marítima europeia no final do século XIV. Que fatores possibilitaram tal pioneirismo português? *
A centralização política de Portugal e a aliança entre a nobreza e os setores mercantis.
A vitória sobre a Inglaterra na Guerra dos Cem Anos e a posição geográfica favorável.
A absorção de tecnologias náuticas dos ingleses e o isolamento da nobreza.
A dependência portuguesa ao Reino de Castela e o emprego de navegadores holandeses.
A aliança com os comerciantes genoveses e o monopólio português do comércio no Mar Mediterrâneo.

Soluções para a tarefa

Respondido por Alessandra0304
7

Resposta:

O papel da Igreja Católica neste contexto era duplo.

Era ela que ajudava a mitigar os pavores psicológicos e a justificar, ideologicamente, os enormes sacrifícios que os marinheiros fariam (20% de todos os navios que iam às Índias, por exemplo, afundavam), sendo celebradas, por padres, em missas públicas as viagens, onde se rezava por retornos seguros.

Era também ela que ajudava a colonizar os territórios descobertos, realizando uma "ponte" entre povos nativos e europeus, que facilitava a alocação dos europeus no território.

Perguntas interessantes