Leia o texto a seguir.
Aprendi, na década de 1960, que o estado de São Paulo fazia parte da Região Sul. Minas estava na Região Leste, assim como a Bahia, o Rio, o Espírito Santo e Sergipe. Certo dia, um professor, já na década de 1970, disse que São Paulo estava no Sudeste, bem como o Espírito Santo, o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Fiquei chocado. Os estados mudaram de posição e eu nem havia percebido. [...]
MELGAR, Eder. IBGE define regionalização do Brasil. Folha de S.Paulo.
Imagine que você conheça a pessoa que fez o depoimento acima. Explique a ela que os estados não mudam de lugar, mencionando o que realmente acontece, qual é o órgão responsável por essas mudanças e seu objetivo.
Soluções para a tarefa
Os estados não mudaram de local, de fato. Na realidade, apenas a forma com que eles eram enquadrados nas regiões que mudou.
O IBGE é o instituto responsável pela organização do país em regiões. Essa organização é administrativa e serve para realizar melhores investimentos conforme as necessidades de cada região.
Assim, o que mudou foi apenas a forma com que as regiões eram divididas, imaginariamente, não sua disposição física.
Resposta:
Os estados continuam no mesmo local, a mudança ocorreu somente na maneira de classificá-los. A finali dade básica da regionalização do Brasil é possibilitar a agregação e a divulgação de dados estatísticos sobre os mais variados temas, como população residente, produção econômica etc., além do planejamento estratégico
para investimentos na saúde, na educação etc