Leia o texto a seguir:
Ao pensar sobre os diversos riscos nas sociedades contemporâneas, sociólogos como o alemão Ulrich Beck e o britânico Anthony Giddens evidenciaram um paradoxo importante: a maior parte dos riscos aos quais somos submetidos, atualmente, é resultado direto dos próprios avanços técnicos e científicos dos últimos dois séculos.
A revolução industrial e a produção em massa, as novas tecnologias de saúde, a migração para as áreas urbanas e a exploração intensiva dos recursos naturais possibilitaram às sociedades ocidentais capitalistas produzir e distribuir riquezas como nunca na história da Humanidade. Vivemos mais tempo, comemos melhor e temos acesso a mais bens de consumo do que nossos antepassados. Podemos viajar pelo mundo e nos comunicar com pessoas por meio da Internet. Temos automóveis, televisões e computadores pessoais. No entanto, essas facilidades modernas trouxeram consigo novos problemas, nunca imaginados.
Se por um lado a produção intensiva de alimentos nos tornou mais bem nutridos e saudáveis do que uma pessoa do século 19, por outro ela pode causar muitos outros problemas que expõe a sociedade a novos riscos, como: degradação das áreas de floresta agora utilizadas para plantações, problemas de saúde decorrentes do uso de agrotóxicos e dos processos de industrialização dos alimentos e aumento da quantidade de dejetos humanos produzidos, entre outros. Para essa situação paradoxal, os sociólogos dão o nome de "sociedade do risco".
Desde a Revolução Industrial até aproximadamente a metade do século 20, a crença generalizada era de que as inovações tecnológicas não representavam quaisquer riscos para a natureza ou a sociedade. A construção da noção dos riscos das inovações tecnológicas é um fenômeno construído lentamente, em parte por meio do questionamento da comunidade científica sobre as próprias atividades.
Agora:
Diante do texto apresentado, traga suas contribuições sobre pontos positivos e negativos advindos da tecnologia e dos avanços científicos. As tecnologias têm contribuído para melhorar ou piorar a vida das pessoas? Como a sociedade industrial está afetando a saúde das pessoas? Cite exemplos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A grosso modo, as tecnologias tem sido criadas para melhorar a vida das pessoas, no sentido de otimizar as atividades, gerando uma maior qualidade de vida aos individuos, de uma forma geral.
Todavia, o impacto positivo depende da mentalidade das pessoas, que para muitas, tem levado ao sedentarismo e obesidade, por conta das facilidades que as tecnologias podem causar.
Dessa forma, a sociedade industrial,como dito acima, visa impactar de forma positiva, mas o comportamento das pessoas que permitirá que estes impactos sejam vantajosos ou não a qualidade de vida das pessoas.
Perguntas interessantes