Leia o texto a seguir:
"A teoria das representações sociais foi elaborada por Serge Moscovici com o intuito de explicar e compreender a realidade social, considerando a dimensão histórico-crítica (OLIVEIRA, 2001). O conceito de Representação Social se estabelece no limite entre a psicologia e a sociologia, especialmente entre a psicologia e a sociologia do conhecimento. Este teve início com Durkheim, com o conceito da teoria da Representação Coletiva, no qual procurava dar conta de fenômenos como religião, mitos, ciência, categorias de tempo e espaço em termos de conhecimento inerente à sociedade. Moscovici (1978), por sua vez, afasta-se da perspectiva sociológica de Durkheim quando considera as representações como algo compartilhado de modo heterogêneo pelos diferentes grupos sociais, assim retorna o conceito de Representação Social para a Psicologia Social. (...) A Representação Social produzida na construção do cotidiano de cada indivíduo, a teoria das Representações Sociais, tenta entender as lutas, batalhas, espaços, formas de comunicação desses indivíduos e o que eles produzem de saberes no e pelo cotidiano. A representação social é algo que vai muito além de formulações de conceitos acerca de determinado fato, mas produções de comportamentos embasados em experiências sociais, de forma individual e coletiva; conjunto de conceitos construídos diante de um fenômeno social".
Sobre as funções das representações sociais, destacamos:
I. A função do saber nos permite a compreensão, assim como o entendimento sobre a realidade. O saber dá a possibilidade do senso comum aos que se utilizam de novos conhecimentos, sendo um processo cognitivo do um coletivo comum.
II. A função da sociologia, que define a sociedade como um agrupamento humano que convive em determinado período e espaço, seguindo um padrão comum de comportamento. É uma característica cultural, que remete à concepção de coletividade e comunidade. As sociedades humanas, especialmente quando deixam de ser nômades, encaixam-se melhor nesta última definição.
III. A função da orientação, que é a responsável por elaborar as condutas, comportamentos e práticas, sendo prescritiva de comportamentos ou de práticas obrigatórias e define o que é lícito, tolerável ou inaceitável em um dado contexto social.
Das afirmações acima destacadas, está correto o que se diz em:
elivanantonio16:
Vc faz trabalhos
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
O texto nos apresenta a relação entre o saber, a função da sociologia e a função da orientação, a partir dessa base a sequência correta está em: apenas II e III estão corretas.
I. Incorreto. O saber nos diferencia do entendimento do senso comum e fornece base para o conhecimento científico.
II. Correto. Os indivíduos quando se estabelecem em um território formam uma sociedade que possui valores históricos carregados e divididos entre as próximas gerações.
III. Correto. A orientação nos direciona para aquilo que a organização social tem como base.
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
História,
10 meses atrás
Lógica,
10 meses atrás