História, perguntado por tofologamer9083, 1 ano atrás

Leia o texto a seguir.

A Revolução foi filha da guerra no século XX: especificamente a Revolução Russa de 1917, que criou a União Soviética, transformada em superpotência pela segunda fase da ‘Guerra dos trinta e um anos’ (1914-1945).

HOBSBAWM, E. A era dos extremos. São Paulo: Cia. das Letras, 1995. p. 61.



Com essas palavras, Hobsbawm atesta a forte relação entre as duas guerras mundiais e a trajetória da Rússia no “breve século XX”. As afirmações a seguir referem-se ao assunto, analise-as atentamente.

I. A participação da Rússia na I Guerra causou inúmeros problemas no país, como a crise de abastecimento da população, que suscitou vários levantes populares, comprometendo a legitimidade do governo de Nicolau II.

II. Diante da crise, os bolcheviques entraram em cena, organizando greves e passeatas. O crescente descontentamento levou à queda do Czar, inicialmente sob a lideranç

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
6
Olá!


Você esqueceu das alternativas completas:

I. A participação da Rússia na I Guerra causou inúmeros problemas no país, como a crise de abastecimento da população, que suscitou vários levantes populares, comprometendo a legitimidade do governo de Nicolau II.
Correto. A participação da Rússia na Primeira Guerra foi um dos motivos pelos quais os comunistas tomaram o poder do país, já que em termos sociais a nação foi arrasada pelas decisões do czar.

II. Diante da crise, os bolcheviques entraram em cena, organizando greves e passeatas. O crescente descontentamento levou à queda do Czar, em março de 1917, precipitando os acontecimentos que levariam à Revolução de Outubro.
Correto. Com a queda do czar o poder bolchevique começou a ascender e resultou, em Outubro, em sua revolução, que instituiu as bases para a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

III. O papel decisivo desempenhado pela URSS na vitória dos Aliados sobre o Eixo, na II Guerra, contribuiu para transformar a URSS em superpotência no pós-Guerra
Correto. A URSS teve papel fundamental na derrota do Eixo, com destaque para sua atuação na Alemanha. Assim, seu poder político converteu-se em moral diplomática.

abraço!
Perguntas interessantes