Leia o texto a seguir a respeito do socialismo utópico:
[...] De fato, os socialistas "utópicos" ( seguidores de Saint-Simon, Owen, Fourier e outros ) tratavam de mostrar-se tão firmemente convencidos de que a verdade bastava ser proclamada para ser instantaneamente adotada por todos os homens sensatos e de instrução, que inicialmente limitaram seus esforços para realizar o socialismo a uma propaganda endereçada em primeiro lugar às classes influentes - os trabalhadores, embora indubitavelmente viessem a se beneficiar com ele, eram infelizmente um grupo retrógrado e ignorante. [...]
a) Segundo texto, a quem os "utópicos" endereçavam sua propaganda? explique as razões de tal opção.
b) o texto fornece pistas das razões para esses primeiros socialistas serem criticados e chamados de "utópicos". Quais são elas?
alguém me ajuda?!
Soluções para a tarefa
A - Os utópicos, de acordo com o texto, direcionavam a sua propaganda para as classes privilegiadas.
Isto se dava por duas razões: primeiro por serem melhor educadas, de modo que tinham mais capacidade de compreender as ideias que os utópicos propagavam e, segundo, por terem mais poder político, sendo mais capazes de as por em prática.
B - São utópicos por não adotarem uma metodologia científica e com resultados calculáveis, que poderia ser posta em prática, de modo que tinham ideais, mas não sabiam como realizá-los.
Resposta:
a) Sua propaganda estava endereçada a setores de classes influentes. Pessoas que, por sua instrução, estariam aptas a entender seus projetos.
b) Ao considerar que as elites instruídas estariam dispostas a alterar a ordem social vigente que as favorecia, almejavam algo de difícil realização. Além disso, ao desprezar os trabalhadores, vistos como ignorantes, colocavam-se em posição de superioridade do operariado das fábricas.
Explicação:
gabarito plurall