Leia o texto a seguir a respeito da introdução de coelhos na Austrália. Os coelhos da Austrália Coelhos foram levados para a Austrália em 1859 por um colonizador britânico com o intuito de usá-los em caçadas esportivas. Inicialmente eram poucos casais (provavelmente 24), mas se proliferaram intensamente e se tornaram uma verdadeira praga para as pastagens e plantações daquele país. Tentativas de controlar o crescimento de sua população, como a caça, obtiveram pouco sucesso. Apenas em 1950 começou a se desenvolver uma alternativa para solucionar o problema. Foi introduzido na Austrália um vírus que causava uma doença fatal para os coelhos, mas que não atacava as espécies nativas. Esse vírus é transmitido pela picada de mosquitos sugadores de sangue, como os nossos pernilongos ou muriçocas. O vírus se espalhou rapidamente, diminuindo drasticamente a população de coelhos. Mitsuaki Iwago/Agência France-Presse O crescimento assombroso da população de coelhos na Austrália causou sérios prejuízos ao país: as pastagens de ovelhas, além de áreas de cultivo de culturas agrícolas, foram devastadas. A respeito do que aconteceu com a introdução de coelhos na Austrália, podemos afirmar que: A a introdução do vírus que atacava os coelhos com uma doença fatal pode ser considerada uma forma de controle biológico. B a introdução dos mosquitos sugadores de sangue que picavam os coelhos pode ser considerada uma forma de controle biológico. C com a diminuição das plantações e das pastagens pelos coelhos, um vírus que vivia nesses locais começou a contaminar os coelhos, fazendo um controle biológico. D a caça realizada para diminuir a população de coelhos pode ser considerada uma forma de controle biológico, porém sem sucesso.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Gabarito da Plurall
Explicação:
GABARITO DA QUESTÃO: A
RESOLUÇÃO ou GABARITO COMENTADO:
O uso de vírus para o controle de uma determinada população pode ser considerado uma forma de controle biológico, e foi o que aconteceu no caso descrito no texto.
Mas esse caso dos coelhos na Austrália tem ainda mais um capítulo. Os vírus eram tão letais que os coelhos morreram rapidamente, sem que houvesse tempo de essa linhagem viral se espalhar por toda a população. Cepas (variantes) mais brandas do vírus puderam se dispersar na população, tendo sido assim selecionados tanto essa forma mais branda como os coelhos mais resistentes, que ficaram imunizados contra a forma mais virulenta. Esse fato fez com que a população de coelhos voltasse a crescer assustadoramente mais uma vez.
DISTRATORES:
b) A alternativa b está errada, pois os mosquitos sugadores de sangue já existiam na Austrália e, além disso, eles não causavam a morte dos coelhos pela picada, apenas os parasitavam, não podendo ser considerados, portanto, uma forma de controle biológico.
c) A alternativa c está errada, pois os vírus letais aos coelhos não viviam nesses locais, foram introduzidos, apesar de realizarem controle biológico dos coelhos.
d) A alternativa d está errada, pois a caça, apesar de ser realizada por seres humanos, não é considerada uma forma de controle biológico, já que o homem não é considerado um inimigo natural dos coelhos, mesmo sendo um predador em potencial.
LETRA A
RESOLUÇÃO ou GABARITO COMENTADO:
O uso de vírus para o controle de uma determinada população pode ser considerado uma forma de controle biológico, e foi o que aconteceu no caso descrito no texto.
Mas esse caso dos coelhos na Austrália tem ainda mais um capítulo. Os vírus eram tão letais que os coelhos morreram rapidamente, sem que houvesse tempo de essa linhagem viral se espalhar por toda a população. Cepas (variantes) mais brandas do vírus puderam se dispersar na população, tendo sido assim selecionados tanto essa forma mais branda como os coelhos mais resistentes, que ficaram imunizados contra a forma mais virulenta. Ess