Leia o texto a seguir:
A reputação de uma empresa ou de um negociador é muito mais valiosa do que qualquer negociação pontual onde poderá tirar uma vantagem momentânea com base na falha ou desconhecimento da outra parte.
A negociação distributiva pode ser cogitada em alguns cenários, onde uma parte ganha e a outra parte perde, porém, essa forma de atuação não é sustentável.
Não é viável manter parcerias de sucesso com esse tipo de negociação e uma vez que o cliente se sentirá lesado nesse tipo de negociação.
Como reter clientes é mais barato que conquistá-los, manter uma política de negociação ganha-ganha seria a ideal para todas as ocasiões.
Refletindo sobre os tipos de negociação distributiva e integrativa e as informações contidas no texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Para o autor, não existe negociação ganha-perde, porqu.
Soluções para a tarefa
Resposta:
- As asserções l e ll são proposições verdadeiras, e a ll é uma justificativa da l.
Explicação:
Alternativa correta, pois, de acordo com o autor do texto, somente a negociação ganha-ganha traz resultados positivos para ambas as partes e um relacionamento duradouro. E mesmo que a empresa decida partir para uma negociação ganha-perde ela sai perdendo porque a outra parte se sentirá lesada e, provavelmente, irá evitar repetir esse tipo de negociação. Portanto, do ponto de vista do autor, uma negociação ganha-perde (distributiva) também é uma negociação perde-perde.
Vale lembrar que na negociação ganha-ganha todos saem ganhando. As emoções que envolvem esta modalidade de negociação são amistosas, portanto, havendo problemas de qualidade e entrega as partes, muito provavelmente, podem chegar a combinar a melhor forma de resolver os problemas de forma não conflituosa, embora essas inconveniências não afetem a empresa que gerou o problema.