Filosofia, perguntado por kaauan301henrique, 10 meses atrás

Leia o texto a seguir.A República de Veneza e o Ducado de Milão ao norte, o reino de Nápoles ao sul, os Estados papais e a república de Florença no centro formavam ao final do século XV o que se pode chamar de mosaico da Itália sujeita a constantes invasões estrangeiras e conflitos internos. Nesse cenário, o florentino Maquiavel desenvolveu reflexões sobre como aplacar o caos e instaurar a ordem necessária para a unificação e a regeneração da Itália. (Adaptado de: SADEK, M. T. “Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtú”. In: WEFORT, F. C. (Org.). Clássicos da política. v.2. São Paulo: Ática, 2003. p.11-24.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a filosofia política de Maquiavel, assinale a alternativa correta. *

1 ponto

A anarquia e a desordem no Estado são aplacadas com a existência de um Príncipe que age segundo a moralidade convencional e cristã.

A estabilidade do Estado resulta de ações humanas concretas que pretendem evitar a barbárie, mesmo que a realidade seja móvel e a ordem possa ser desfeita.

A história é compreendida como retilínea, portanto a ordem é resultado necessário do desenvolvimento e aprimoramento humano, sendo impossível que o caos se repita.

A ordem na política é inevitável, uma vez que o âmbito dos assuntos humanos é resultante da materialização de uma vontade superior e divina.

Há uma ordem natural e eterna em todas as questões humanas e em todo o fazer político, de modo que a estabilidade e a certeza são constantes nessa dimensão

Soluções para a tarefa

Respondido por sranescauzinha
3

Resposta:

b)  A estabilidade do Estado resulta de ações humanas concretas que pretendem evitar a barbárie, mesmo que a realidade seja móvel e a ordem possa ser desfeita.

Explicação:

Maquiavel vê a história como cíclica o que na visão dele tornava os escritos que ele trazia úteis pois como os homens tendem a repetir as mesmas ações evitaria que eles cometessem os mesmos erros

Ele também defendia a separação entre igreja e Estado já que para ele uma pessoa que segue a ética cristã não estaria apta a ser um bom governante, já elimina a alternativas a A) e D)

a letra E) pode ser eliminada facilmente se você conhecer o contexto histórico em que ele vivia, a Itália daquela época era realmente maquiavélica, muito instável, oque tornava a certeza e estabilidade algo impensável naquela realidade como vindas de algo natural, logo só resta a letra B)

Respondido por lalabhz
1

Resposta:

B

Explicação:

O poder do Príncipe vem de ações concretas realizadas em momentos certos. O governante tem de estar sempre pronto para imprevistos, agindo nos seus limites para garantir a estabilidade e evitar a barbárie dentro dos seus domínios.

Entao..... A estabilidade do Estado resulta de ações humanas concretas que pretendem evitar a barbárie, mesmo que a realidade seja móvel e a ordem possa ser desfeita.

Perguntas interessantes