Leia o texto a seguir. A origem e o mito da baderna [...] Você conhece a origem da palavra baderna com o sen- fido de arruaça, tão ao gosto dos agentes do autoritarismo que dominou o Brasil a parfir da década de 1960? Pois está lá, no Aurélio. Era o sobrenome de uma dançarina italiana que esteve no Rio de Janeiro em meados do século 19. Mas que fique bem claro: não era a arfista, mas seus fanáficos admiradores que gostavam de confusões e brigas de rua. Daí a dizer-se que os tumultos finham sido provocados pelo "pessoal da Baderna" ou pelos baderneiros de sempre foi um passo. [...] Marietta, de personalidade rebelde, vivia de maneira excessivamente liberal para o Brasil de D. Pedro II, con- siderado uma rainha Vitória de calças compridas. Além de manter uma "convivência livre com o amante francês, ela às vezes dançava em bailes, praças e praias. Nessas ocasiões, longe da rigidez dos palcos, preferia os ritmos calientes como o sensual lundum, entã
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
O texto acima apresenta de forma evidente a maneira com que a cultura e o entendimento oriundo do estrangeiro atua alterando percepções bem como compreensões que podem ser observadas no mundo atual.
Isso porque o panorama artístico ditou, no contexto em questão, que as óperas bem como as idas aos teatros compreendiam expressões dotadas de elegância, ao passo que a dança, intitulada baderna, passou a ser vista com olhos menos valorizados.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
ENEM,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás