Pedagogia, perguntado por kelcyly, 11 meses atrás

Leia o texto a seguir:
A observação direta, geralmente reservada para o estudo do comportamento em situações naturais, pode fornecer informações relevantes quando usada em experimentos, no laboratório. Ela possibilita a redefinição, em termos mais precisos, da resposta focalizada e a investigação dos outros elementos do repertório a aparecerem na situação, dentro de uma perspectiva estrutural. A observação direta e a interferência experimental, ao invés de incompatíveis, são vistas como elementos inter-relacionados do processo de investigação científica do comportamento [...]. Inegável é a importância de contato, descompromissado e descritivo, entre o cientista e o organismo que pretende conhecer. Atua como abertura e vence as ideias feitas que impõem ao material empírico uma estrutura arbitrária. Não é, contudo, razoável restringir a descrição somente ao primeiro estágio, nem supor que ela não possa demonstrar a sua utilidade nas fases mais adiantadas do estudo, quando já postos em ação os controles experimentais. A interferência experimental e a observação direta podem ser consideradas como fatores metodológicos em contínua dialética. Esta ideia fica mais clara uma vez levado em conta o duplo papel do dado de observação: de um lado, como mostraram alguns exemplos do presente trabalho, ajudar a estabelecer o grau de “confiabilidade” de uma hipótese acerca de processos comportamentais. Neste contexto, a observação direta forneceria provas e argumentos. De outro lado, fazer surgir incertezas e incentivar a realização de novos experimentos. O planejamento experimental seria então, ao mesmo tempo, causa e consequência da observação. Nesta relação circular, cada um dos fatores metodológicos influencia as características do outro.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A observação direta, fonte de informação utilizada em estudos de natureza e campos diversos, é um recurso possível para pesquisas de cunho experimental, realizadas em ambientes controlados, como laboratórios.

PORQUE

II. A observação direta pode assumir papel central no planejamento experimental, uma vez que, numa relação dialética, é base para uma interferência no experimento, ao mesmo tempo em que é consequência da interferência, já que é preciso observar o que ocorreu.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Group of answer choices

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa correta da asserção I.

As asserções I e II são proposições falsas.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.

A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.

Soluções para a tarefa

Respondido por netohoffman
2

Resposta:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.

Explicação:

Perguntas interessantes