História, perguntado por fatimaselminha69, 9 meses atrás

Leia o texto a seguir:
“A história dos cardápios de Dom Pedro II mostra a enorme influência francesa na alimentação. ‘A gastronomia atingiu um nível quase surreal de sofisticação e pompa na França absolutista’, diz o historiador americano Patrick Geary, professor da Universidade da Califórnia. E o Brasil, influenciado pelos franceses desde o Descobrimento, acompanhou o que se ditava ali. Desde a chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro, em 1808, esta influência só aumentou. ‘Pela autoridade de Dom Pedro II, o Brasil foi mais influenciado pelos costumes europeus do que outras nações republicanas das Américas’, diz o historiador inglês Roderick Barman, autor do livro Imperador Cidadão. A chegada, ao longo da década de 1810, de alemães, ingleses e italianos, trouxe para o Brasil alimentos nunca antes vistos — massas, salames, azeite, queijos. Era um choque para um país em que a população, mesmo a mais abastada, estava acostumada a comer sentada em esteiras e usando apenas uma faca.”

CORDEIRO; TONON. Cardápios do Brasil.

Analisado o texto anterior, podemos afirmar que:

Alternativa 1:
O surgimento da cultura alimentar é ligado unicamente aos tipos de alimentos disponíveis na região.

Alternativa 2:
As ideias referentes aos alimentos surgem primariamente na mente humana, sendo os ingredientes mero detalhe posterior.

Alternativa 3:
A família imperial brasileira, visto sua origem lusitana, legou apenas métodos e materiais portugueses para a culinária brasileira.

Alternativa 4:
A influência gastronômica não ocorre exclusivamente baseada na produção econômico-material local, mas também por influências culturais internas e externas

Alternativa 5:
A alimentação da família real portuguesa era baseada na nascente cultura culinária brasileira, ocorrendo uma inserção cultural de baixo para cima, sem retorno de cima para baixo.

Soluções para a tarefa

Respondido por thamaracareli
11

Resposta:

Alternativa 4:

A influência gastronômica não ocorre exclusivamente baseada na produção econômico-material local, mas também por influências culturais internas e externas

Explicação:


vitoriavitaldasilva1: oi
Perguntas interessantes