Leia o texto a seguir:
“A Grande Guerra foi travada no ambiente resultante do salto tecnológico. [...]
O desenvolvimento do motor a explosão e do motor elétrico respondem pelo aparecimento do automóvel, do avião e do tanque, o carro de combate na terminologia militar. [...] O Grosse Bertha (Grande Bertha), “delicada” homenagem a Fräulein Bertha, filha do famoso fabricante de canhões Krupp, bombardeou Paris de uma distância de 100 km [...].
A metralhadora [...] surgiu na Guerra de Secessão [...]. Na Grande Guerra, [...] já automáticas, com grande velocidade de tiro [...] se fizeram eficientes máquinas de moer carne. O desenvolvimento da indústria química levou à produção dos gases de combate, que fizeram sua estreia em Ypres, em 1915, eficientes no matar e causar sofrimento. [...]
O tanque [...] fez sua entrada [...] em novembro de 1917 [...]. Algo semelhante aconteceu com o avião. Em 1914, as missões, que eram de observação, ampliaram-se para [...] o apoio às forças de terra, até o bombardeio estratégico.”
ARARIPE, Luiz de Alencar. Primeira Guerra Mundial. In: MAGNOLI, Demétrio (Org.). História das guerras. São Paulo: Contexto, 2006. p. 324-327.
1. Qual é o assunto principal do texto? *
1 ponto
a) Os gastos dos países envolvidos com a Primeira Guerra Mundial em se reconstruir a Europa. Trata das tecnologias que auxiliaram na recuperação dos países e dos povos.
b) São elogios à capacidade humana de inventar ferramentas necessárias para a humanidade.
c) A relação entre a guerra e o avanço tecnológico ocorrido durante a Primeira Guerra. Esta guerra trouxe muitas novidades que foram eficientes em matar e causar destruição.
d) A relação entre a guerra e o avanço tecnológico ocorrido durante a Primeira Guerra. Esta guerra trouxe muitas novidades que foram eficientes em promover a paz, evitando acontecer muitas mortes.
Observe e compare os dois mapas:
Europa antes de 1914:
Europa depois da Primeira Guerra Mundial:
2. Quais as principais diferenças observadas entre os mapas, que foram efeitos da Primeira Guerra Mundial? *
1 ponto
a) A Alemanha foi considerada culpada pela guerra, pelo Tratado de Versalhes; conseguiu ganhar territórios e colônias, deixando a economia da França fortemente abalada. O Império Otomano e o Império Austro-Húngaro foram desmembrados.
b) A Alemanha foi considerada culpada pela guerra, pelo Tratado de Versalhes; perdeu territórios, as colônias e teve sua economia fortemente abalada. O Império Otomano e o Império Austro-Húngaro foram desmembrados.
c) O Império Otomano e o Império Austro-Húngaro foram desmembrados. A Alemanha deixou de existir, tendo seu território dividido entre os países vencedores, ficando totalmente dependente dos demais países europeus.
d) A Alemanha, vitoriosa na guerra, obrigou os países da Tríplice Entente a obedecer ao Tratado de Versalhes. A Inglaterra e a França, principais países derrotados, foram muito atingidos na área militar e econômica.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
letra a . A Alemanha foi a culpado pois eles começaram a revolução é começaram a travar guerras contra paises vizinhos
Respondido por
1
A alternativa adequada é a D, pois o texto apresenta como o contexto de guerra foi relacionado com o salto no desenvolvimento tecnológico. Assim, o desenvolvimento do motor a explosão e do motor elétrico, o Grosse Bertha, a metralhadora, o desenvolvimento da indústria química e o tanque são tecnologias que surgiram na época e foram usadas em guerra.
Portanto, a relação existente no texto é sobre a a guerra e o avanço tecnológico em contexto da 1ª Guerra Mundial. Para a resposta da segunda pergunta são necessários os mapas para selecionar a opção exata.
Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/1290547
Anexos:
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Física,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás