Leia o texto a seguir.
A determinação de um preço também é reflexo da gestão de custos. Empresas podem focar seus esforços estratégicos nesse controle a fim de repassar o benefício aos seus clientes em forma de preços mais baixos. Um exemplo é o caso da RyanAir, uma companhia irlandesa, com forte atuação no mercado de passagens áreas de baixo custo na Europa. Leia o excerto a seguir, que conta um pouco mais sobre essa estratégia:
“[...] a RyanAir está sempre atenta a novas formas de reduzir os custos – por exemplo:poltronas de plástico reforçado sem bolsos na parte de trás reduzem tanto o peso como as despesas de limpeza. Além disso, a equipe de bordo da RyanAir compra seu uniforme, e o pessoal da matriz leva suas próprias canetas.”
Fonte: KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. p. 322.
Em relação à política de custos, sabe-se que o preço de um produto é determinado por custos fixos (ou indiretos) e variáveis (diretos). O custo fixo é estável, independentemente do nível de produção; ao passo que o custo variável aumenta conforme sobe a produtividade.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado no texto-base, numere corretamente os custos de uma suposta companhia área, citados abaixo, conforme essa classificação: custos fixos (opção 1) e custos variáveis (opção 2).
1. Custos fixos.
2. Custos variáveis.
( ) Combustível.
( ) Propaganda e publicidade.
( ) Transporte de passageiros.
( ) Serviços de bordo.
( ) Despesas bancárias.
( ) Treinamentos da tripulação.
Soluções para a tarefa
Opah, amigo(a)!
Vamos para a correlação adequada entre os tipos de custos e as informações apresentadas.
( ) Combustível.
2 - o combustível é essencial para o exercício da aviação. No entanto os gastos com combustíveis podem variar de acordo com a distância do voo e o número de passageiros. Portanto, trata-se de um custo variável.
( ) Propaganda e publicidade.
1 - são fundamentais para o aumento nas receitas da companhia aérea. Logo, trata-se de um custo fixo.
( ) Transporte de passageiros.
2 - quanto maior o número de passageiros, maior será o gasto com combustíveis. Portanto, trata-se de um custo variável.
( ) Serviços de bordo.
2 - quanto maior o número de passageiros, maior será o gasto com distribuição de água e alimentos. Sendo assim, trata-se de um custo variável.
( ) Despesas bancárias.
1 - as taxas bancárias para manter a conta da empresa e as contas salários dos empregados representam um custo fixo para a empresa.
( ) Treinamentos da tripulação.
1 - mensalmente, a empresa pode realizar treinamentos e práticas de reciclagem com os seus pilotos, agentes administrativos e aeromoças. Isso se caracteriza como um custo fixo.
Até a próxima!