Leia o texto a seguir:
"A curva de crescimento [viral] (...) mostra que quando um vírion (uma partícula viral) infecta uma célula, ele pode replicar-se em aproximadamente 10 horas para produzir centenas de vírions no interior dessa célula. Essa notável amplificação explica como os vírus se espalham rapidamente de célula a célula. Observa-se que o tempo necessário para os ciclos de crescimento variam; de minutos, para alguns vírus de bactérias, a horas, para alguns vírus de seres humanos" (LEVINSON, 2016).
Assinale a alternativa correta sobre as etapas do ciclo viral.
A.
A adsorção diz respeito à ligação do vírus na célula hospedeira por meio de ligações covalentes, sendo esse, na maioria das vezes, um processo reversível.
B.
A penetração pode ocorrer por três tipos de mecanismo, os quais estão presentes em todos os vírus.
C.
Durante o desnudamento, o genoma viral pode ser liberado tanto na forma de ácido nucleico livre como na forma de nucleocapsídeo.
D.
A forma de replicação de cada vírus irá depender da sua estrutura, variando de acordo com a presença ou a ausência de envelope.
E.
Na fase da liberação, pode haver ou não a lise da célula hospedeira; na maioria das vezes, os vírus envelopados causam a lise celular e os não envelopados são liberados por exocitose.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa é a D concerteza !!
Resposta:
Durante o desnudamento, o genoma viral pode ser liberado tanto na forma de ácido nucleico livre como na forma de nucleocapsídeo.
Explicação:
A adsorção ocorre pela ligação de proteínas virais em receptores celulares do hospedeiro por ligações não covalentes, sendo um processo irreversível na maioria das vezes. Na fase da penetração, existem três mecanismos possíveis, sendo que a fusão direta só pode ser realizada por vírus envelopados. O desnudamento corresponde à fase no qual o genoma viral é liberado, e isso pode ocorrer na forma de ácido nucleico livre ou na forma de nucleocapsídeo. A estratégia de replicação viral depende do tipo de ácido nucleico viral, variando para vírus de DNA e de RNA, para fitas simples e duplas e para fitas com polaridades positivas ou negativas. Por fim, a liberação pode ser feita com a lise ou não da célula hospedeira, na qual, em geral, os vírus envelopados são liberados por exocitose, sem causar lise celular, e os vírus não envelopados são liberados por meio da lise celular.