Leia o texto a seguir.
10 PASSOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL
1. Procure comer frutas, verduras e legumes variados todos os dias, pois são ricos em vitaminas, minerais e fibras.
2. É importante comer feijão uma vez por dia e, no mínimo, quatro vezes por semana.
3. Tente evitar os alimentos gordurosos e as frituras, tais como: carne com gordura visível, salsicha, hambúrguer, mortadela, salgadinhos, biscoitos recheados, etc.
4. Evite "beliscar" entre as refeições. Não substitua as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) por lanches. Quando comer sanduíches, não escolha aqueles com porção dobrada de carne, ovo ou queijo, aproveitando para caprichar na salada.
5. Procure fazer as refeições com calma, em ambiente tranquilo, longe de televisão, jogos eletrônicos etc.
6. É importante fazer três refeições principais e dois lanches por dia, sem pular nenhuma delas, procurando mastigar bem os alimentos.
7. Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos, principalmente os recheados, e outros alimentos ricos em açúcar.
8. Diminua o consumo de sal. Cuidado com a batata frita de pacote e os biscoitos salgados.
9. Procure trocar seu refrigerante por suco de fruta natural ou água. Bebendo de seis a oito copos de água por dia, você conseguirá garantir uma boa hidratação, mas evite tomá-los durante as refeições.
10. Mexa-se! Ser ativo é se movimentar! Evite ficar parado. Caminhe pelo seu bairro, corra, dance, ande de bicicleta, faça esportes. Não passe muitas horas assistindo à TV.
FIOCRUZ. Alimentação do adolescente. 2007. Disponível em: . Acesso em: 2 set. 2016.
©Shutterstock/CREATISTA
Amanda tem 13 anos, 1,49 m de altura e pesa 60 kg. Depois de ler os 10 passos indicados na cartilha, pediu à sua mãe que a levasse ao médico. Ele calculou o seu índice de massa corpórea (IMC) por meio da seguinte fórmula:
O médico explicou que, se o resultado da conta fosse entre 20 e 25, o peso estaria normal para a altura. Se o resultado fosse acima de 25, seria considerado excesso de peso e, acima de 30, obesidade.
Ele realizou o cálculo e, além do índice de massa corpórea, deu algumas recomendações.
Assinale a alternativa que contém o IMC de Amanda e as orientações corretas que o médico forneceu.
(A)
Acima de 27. Você está muito acima do peso ideal, é necessário diminuir urgentemente a quantidade de refeições e o tamanho das porções. É ideal que você inicie uma atividade física, como musculação.
(B)
Abaixo de 20. Você está muito abaixo do peso e deve fazer alguns exames para analisar o funcionamento do seu organismo. É necessário aumentar o consumo de carboidratos.
(C)
Acima de 28. Você precisa reduzir o consumo de gorduras e proteínas, pois você está bem acima do peso. Aumente também a quantidade de exercícios físicos.
(D)
Acima de 27. Você está um pouco acima do peso ideal, mas, em sua idade, não deve se procupar com dietas restritivas. Procure sempre se alimentar de forma saudável e praticar atividades físicas regularmente.
(E)
Acima de 30. Reduza urgentemente o consumo de gorduras e carboidratos. Nesse momento, não é necessário realizar atividade física.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
A letra D) é a alternativa correta.
D) Acima de 27. Você está um pouco acima do peso ideal, mas, em sua idade, não deve se preocupar com dietas restritivas. Procure sempre se alimentar de forma saudável e praticar atividades físicas regularmente.
D) Acima de 27. Você está um pouco acima do peso ideal, mas, em sua idade, não deve se preocupar com dietas restritivas. Procure sempre se alimentar de forma saudável e praticar atividades físicas regularmente.
A amanda tem um IMC de 27,025, está um pouco acima do peso. Para se calcular o IMC você seguir a seguinte formula:
IMC = Peso/Altura x altura
Sendo assim, o calculo da Amanda foi o seguinte: 60/1,49 x 1,49 = 27,025 IMC.
Por se muito jovem e está apenas um pouco acima do peso, não se recomenda nada muito radical, apenas uma alimentação balanceada e pratica regular de exercícios
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás