Leia o texto.
A maioria das pessoas hoje tende a pensar em cultura como pertencendo a uma determinada sociedade: japoneses têm cultura japonesa, franceses têm cultura francesa, americanos têm cultura americana, e assim por diante. Mas hoje isso tem se mostrado confuso: nós pertencemos à nossa cultura nacional específica, mas muitos de nós no mundo afluente atual também selecionamos - ou pelo menos acreditamos que selecionamos - aspectos de nossas vidas no que pode ser chamado de "o supermercado cultural global".
Um resultado disso é uma profunda contradição (...). Sentimos que pertencemos à nossa cultura nacional específica e acreditamos que devemos estimá-la. Mas também consumimos no supermercado cultural global e acreditamos que podemos comprar, fazer, ser qualquer coisa do mundo que queiramos - mas não podemos ter as duas coisas. Não podemos ter ao mesmo tempo a escolha entre todas as culturas do mundo e a nossa própria individualidade cultural. Ao acreditar ser possível escolher aspectos de sua vida e da cultura do mundo todo, então onde está o seu lar? (...) Podem lar e raízes serem simplesmente mais uma escolha do consumidor?
Gordon Mathews. "Global culture/individual identity: searching for home in the cultural supermarket". London, Routledge, 2000, p. 9
Identifique a opção cujo argumento traduz corretamente as ideias apresentadas no texto.
A :A invasão cultural estrangeira, destruindo as culturas nacionais.
B:O consumismo indiscriminado como fator de alienação.
C:O multiculturalismo como resultado das migrações internacionais.
D:A perda das "raízes culturais" como decorrência lógica da urbanização.
E:A identidade cultural problemática no contexto da globalização.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra "E"
Explicação:
A identidade cultural problemática no contexto da globalização.
NÃO É A LETRA "A"!!!
Resposta:
Letra (E) - A identidade cultural problemática no contexto da globalização.
Explicação:
O texto discute a problemática relacionada à dualidade de cultura global/cultura local, aspecto decorrente da concepção clássica de cultura, considerada enquanto sinônimo de tradição. Para autores clássicos, o processo de globalização promoveu uma “perda” das antigas raízes que identificavam os grupos sociais. A urbanização mundial trouxe às nações um estilo de vida globalizado e, portanto, diferenciado do que se encontrava antes. Por outro lado, as pesquisas mais atuais demonstram que a globalização modificou os modos de vida, mas não implicou em uma erradicação das raízes culturais.