Leia o Texto 1: "O Paraíso Pacifista", de Leandro Karnal. Em seguida, use o seu caderno para responder às seguintes questões: a) Com base nas ideias apresentadas no texto, comprove a ironia presente no título do texto e no período "Ninguém lutou por ódio." b) Transcreva, indicando a linha, um excerto em que o autor mostre a inconsistência da crença de que, no Brasil, não houve guerra civil. c) Releia o texto. d) "Esta, a maior de todas, durou uma década, rachou o país em três Estados Classifique morfologicamente o termo destacado e explique a importância dele na articulação entre as ideias na construção do texto.
Soluções para a tarefa
Respondido por
152
a. O trecho "Ninguém lutou por ódio" evidencia o ponto de vista do autor acerca do fato de que o Brasil não teve sua história construída por intermédio de grandes revoluções, mas sim, por lutas que eram marcadas pelo predomínio de classes burguesas e dotadas de grande poder com classes menos abastadas, que tinham grande desejo por transformações.
b. "Ódio, elemento identitário" compreende um trecho que evidencia a ocorrência de guerras civis no contexto nacional.
c. O termo "rachou" tem no contexto a mesma significação que: "abriu, repartiu, trincou", e trata-se de um verbo de ação importante para a ligação entre ambas as orações.
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás