Leia o seguinte trecho de Moritz Schlick: “As proposições fatuais são, pois, o fundamento de todo saber, mesmo que elas precisem ser abandonadas no momento de transição para afirmações gerais. Estas proposições estão no início da ciência. O conhecimento começa com a constatação dos fatos.” (p.46)SCHLICK, Moritz. O fundamento do conhecimento. São Paulo: Abril Cultural, 1975. Quais pontos da filosofia do Círculo de Viena podem ser percebidos no trecho acima? 1 ponto a) Proposições fatuais não têm necessariamente uma relação com a realidade. Os fatos podem existir apenas nos pensamentos e, por isso, não podem ser verificados. b) O conhecimento parte de uma observação dos fatos. Aquilo que não pode ser verificado é considerado desprovido de sentido. c) As proposições fatuais devem ser abandonadas quando se começa a fazer ciência. Aquilo que já é considerado um fato não precisa ser comprovado. d) A ciência, por se preocupar em comprovar fatos, tornou-se obsoleta. Assim, é preciso banir a necessidade de se estabelecer uma relação entre teoria e realidade para que haja um progresso na ciência.
Soluções para a tarefa
Resposta:letra B) O conhecimento parte de uma observação dos fatos. Aquilo que não pode ser verificado é considerado desprovido de sentido.
Explicação:
Para o Círculo de Viena, o conhecimento parte de uma observação dos fatos. Seu princípio fundamental é o chamado princípio da verificabilidade. Logo, a alternativa B é a correta.
O principio de verificação constitui o critério de distinção entre proposições sensatas e proposições insensatas, de modo que tal principio se configura como critério de significância que delimita a esfera da linguagem sensata da linguagem sem sentido que leva à expressão o mundo das nossas emoções e dos nossos medos.
- Com base nesse principio, só tem sentido as proposições possíveis de verificação empírica ou factual, vale dizer, as afirmações das ciências empíricas.
- A matemática e a lógica constituem somente conjuntos de tautologias, convencionalmente estipuladas e incapazes de dizer algo sobre o mundo
- A metafísica, juntamente com a ética e a religião, não sendo constituídas por conceitos e proposições factualmente verificáveis, são um conjunto de questões aparentes que se baseiam em pseudoconceitos.
- O trabalho que resta ao filósofo sério é o da análise semântica (relação entre linguagem e realidade à qual a linguagem se refere) e da sintática (relações dos sinais de uma linguagem entre si) do único discurso significante, isto é, do discurso científico
- Por isso, a filosofia não é doutrina, mas sim atividade: atividade clarificadora da linguagem.
O Círculo de Viena tinha em seu núcleo básico o principio de verificação, segundo o qual só tem sentido as proposições que podem ser verificadas empiricamente, através do recurso aos fatos da experiência.
Foi com base nesse princípio que os neopositivistas decretaram a insensatez de toda afirmativa metafísica e teológica, sustentando, ademais, a redução das normas éticas a um conjunto de emoções.
Viena constituía terreno particularmente adequado par ao desenvolvimento das ideias neopositivistas, em virtude do fato de que, durante a segunda metade do século XIX, o liberalismo (e suas relações com o iluminismo, empirismo e utilitarismo) representava a orientação política predominante.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/14315839