Leia o seguinte texto. [...] Uma mensagem que diz que a vacina chinesa contra o novo coronavírus testada no Brasil utiliza células de bebês abortados tem viralizado na internet. Mas ela é #FAKE. A CoronaVac, desenvolvida pela empresa da China Sinovac (...) em parceria com o Instituto Butantan, usa células de uma espécie de macaco infectadas pelo Sars-CoV-2, inativado, e não de humanos fetos abortados. Existem, sim, imunizações que partem deste tipo de material, replicado em laboratório – numa técnica existente há mais de 50 anos e amplamente aceita no mundo científico –, mas não é este o caso da CoronaVac, que busca atestar a resposta imune dos voluntários com a aplicação de duas doses. Procurado pela CBN, o Instituto Butantan esclarece o mecanismo da CoronaVac: “Para o desenvolvimento e a produção da vacina para a Covid-19, em parceria com a farmacêutica Sinovac, é utilizada a cultura de células vero, uma linhagem de células epiteliais renais de macaco-verde africano (Cercopithecus aethiops)”. “Essa cultura de célula é obtida e controlada em laboratório, e não envolveu o uso de animais, uma vez que são conservadas em tambores com vapor de nitrogênio, e estão à disposição para o uso em pesquisas, produção de vacinas e outros produtos”, afirma o instituto, em nota enviada à CBN. O Butantan ressalta ainda que a técnica é aprovada para uso em produção de vacinas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e segue padrões rigorosos de segurança. (...) Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e investigador no Hospital das Clínicas do ensaio clínico de fase 3 da CoronaVac, o infectologista Esper Kallas refuta a afirmação contida na mensagem, e explica que o funcionamento do imunizante é semelhante ao de vacinas contra a raiva e a dengue. “O novo coronavírus é morto em laboratório. A produção é realizada de forma que lembra também a produção da vacina da gripe, que milhões de brasileiros tomam todos os anos”, diz. No caso de imunizantes que se valem de cultura de vírus em materiais derivados de tec
Soluções para a tarefa
Respondido por
40
Resposta:
Todas as alternativas estão corretas!
V,V,V.
Respondido por
4
Em relação ao método científico, podemos afirmar que a alternativa correta é: V - V - V.
- I - Verdadeira. O Método Científico abrange tanto a investigação quanto o controle de uma atividade, a partir de técnicas e procedimentos norteadores da ação.
- II - Verdadeira. Qualquer pessoa pode realizar uma experiência bem-sucedida, mas isso não significa dizer que será aceita pela comunidade científica, uma vez que as provas são necessárias.
- III - Verdadeira. Para que uma experiência científica obtenha êxito, é importante seguir normas controladas. Para isso, é preciso se enquadrar nos critérios de cientificidade exigidos pela Ciência.
Avanço da ciência
O avanço da ciência, como forma de descobrir a imunização de um vírus por meio de uma vacina, é um trabalho que exige o atendimento de todas as normas estabelecidas não somente pela legislação do país onde é realizado o estudo, como também pela ética científica. Por isso não há como afirmar que não foram seguidos os rígidos controles de qualidade na produção de imunizantes, como a vacina contra o coronavírus, já que são precisos o concurso da pesquisa científica, aliado aos padrões legais exigidos.
Saiba mais sobre ciência e saúde em:
https://brainly.com.br/tarefa/13462812
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes