Leia o seguinte texto sobre a Televisão e a Cultura no Brasil: “ As duas primeiras décadas da televisão foram importantes para organizar o segmento, definindo sistemas de produção e distribuição de mensagens e modelos de propriedade e funcionamento das empresas – a definição da televisão como concessão pública é desse período e persiste até os dias atuais. Essas transformações no campo da cultura fazem parte do processo marcado pelo fim do estado novo com a deposição de Getúlio Vargas em 1945, que coincidiu com eventos de grande importância que ocorreram no mundo. O final da Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria foram os mais significativos. Derrotado o projeto nazifascista, restava a disputa entre capitalismo e comunismo. As armas apresentadas pelos adversários não estavam apenas no campo bélico, como se pode constatar ao final, mas na disputa das ideias. A questão que se colocou para a humanidade como um todo era das mais complexas, pois dois modelos antagônicos de organização social, econômica e política apresentavam-se à sociedade e procuravam, cada um à sua maneira, conquistar a hegemonia a partir da promessa de construção de um mundo melhor.” Avalie as seguintes assertivas de acordo com a sua VERACIDADE (Verdadeira ou Falsa): I - O campo da cultura será amplamente utilizado em tal disputa, na tentativa de convencer as populações de que o “melhor dos mundos” era aquele oferecido pela sociedade na qual estavam, isso sem que houvesse contato de parte a parte, ou seja, a Cortina de Ferro, como o Ocidente capitalista se referiu ao bloco socialista, não permitia a entrada em seus territórios dos produtos, serviços e, principalmente, ideias do mundo “do lado de lá”, bem como pouco daquele mundo circulou para o bloco ocidental; II - No Brasil, havia um discurso e desenvolveu-se um forte sentimento anticomunista entre parte da população e do governo, já explorado no período anterior e relevante na política nacional nas décadas seguintes; III - As profundas mudanças pelas quais a sociedade brasileira passara nas primeiras décadas da República foram mais lentamente assimiladas pelo campo da Cultura. A sociedade de massas que se constituiria no Brasil exigia novos valores e condutas e o cidadão das novas metrópoles precisava desenvolver uma série de saberes e hábitos novos, inexistentes nos padrões das gerações anteriores, que agiam a partir de valores fortemente determinados pela religião católica, pela família e pelo tradicionalismo.
Agora assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta:
A)
V; V; V.
B)
F; F; F.
C)
F; V; V.
D)
V; V;F.
E)
V; F; V.
Soluções para a tarefa
O texto está expondo aquilo que chamamos de Marxismo cultural, que consiste na adaptação do Marxismo histórico mas na cultura. Por isso a opção correta é F-V-V
Marxismo cultural
O marxismo cultural consiste na adaptação do Marxismo histórico e dialético, contudo, sendo utilizado na cultura e não apenas com a guerra de classe.
O Marxismo teve sua origem na Revolução industrial, onde para seu precursor Karl Marx, o sistema capitalista iria colapsar e por isso o homem deveria enfrentar o que chamamos de guerra de classes.
Por meio da guerra de classes chegaríamos ao marxismo e o estado final seria o comunismo. Com o fim da segunda guerra mundial, aqui no Brasil os governantes ficaram com medo de uma nova onda crescente chamada Marxismo cultural. O qual usaria os princípios Marxistas na cultura.
Para saber mais sobre Marxismo e Marxismo cultural, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/565799