Leia o seguinte texto, sobre a Coluna Prestes:
“A Coluna era fruto da união do grupo de tenentes paulistas (vinculados a Miguel Costa) com os militares sublevados no Rio Grande do Sul e comandados por Luís Carlos Prestes. Este último logo se converteria em símbolo do espírito de mudança que animava os tenentes, ganharia a admiração dos setores médios urbanos e se converteria no Cavaleiro da Esperança [...].”
SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Cia. das Letras, 2015. p. 348.
1. Como era o modo de operação da Coluna Prestes no cenário da Primeira República? *
1 ponto
a) Sair pelo interior do país buscando apoio do povo contra as oligarquias e o governo de Arthur Bernardes. Este plano de ação não chegou a ser posto em prática, pois os membros da Coluna foram presos antes.
b) Sair pelo interior do país buscando apoio do povo contra as oligarquias e o governo de Arthur Bernardes. Evitou-se as grandes cidades e confrontos diretos com tropas do Exército, movimentando-se com rapidez pelo interior.
c) Defender o presidente Arthur Bernardes, evitando que qualquer manifestação contrária a ele existisse no país. Evitou-se as grandes cidades e confrontos diretos com tropas do Exército, movimentando-se com rapidez pelo interior.
d) Divulgar suas ideias pelas grandes cidades do litoral, onde estava a grande maioria da população. Pois o grande objetivo era tirar do poder as oligarquias rurais, impedindo a continuidade da política do café com leite.
“O alto-comando militar do Exército manteve-se alheio a uma ruptura pelas armas, assim como a Marinha. O movimento, que tomou proporções nacionais, empolgou amplos setores da sociedade da época, desde segmentos oligárquicos dissidentes aos setores urbanos (camadas médias e a classe operária das cidades). O grande mal a ser combatido eram as oligarquias, já que, segundo os tenentes, elas haviam transformado o país em ‘vinte feudos’ cujos senhores eram escolhidos pela política dominante.”
FERREIRA, Marieta de Moraes; PINTO, Susana Conde Sá. A crise dos anos 1920 e a Revolução de 1930. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (Org.). O Brasil republicano: o tempo do liberalismo excludente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. v. 1, p. 400.
2. Considerando as informações do texto, o que foi o movimento tenentista? *
1 ponto
a) Movimento realizado por altos oficiais do Exército de alta patente (marechais e generais), insatisfeitos com tenentes e com o poder exercido pelas oligarquias agroexportadoras. Apoiavam o sistema político e econômico do país e propunham o nacionalismo como um elemento de centralização do poder.
b) Movimento realizado por jovens oficiais do Exército de baixa patente (soldados, capitães, tenentes), insatisfeitos com as questões internas militares e com o poder exercido pelas oligarquias agroexportadoras. Criticavam o sistema político e econômico do país.
c) Movimento realizado por altos oficiais do Exército de alta patente (marechais e generais), insatisfeitos com as questões internas militares e com o poder exercido pelas oligarquias agroexportadoras. Criticavam o sistema político e econômico do país e propunham o retorno da monarquia como um elemento de centralização do poder.
d) Movimento realizado por jovens oficiais do Exército de alta patente (capitães, tenentes), insatisfeitos com as questões internas militares, mas contentes com o poder exercido pelas oligarquias agroexportadoras. Apoiavam o sistema político e econômico do país.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
da número 1 e a letra(B)
e da número 2 (B)
fiz pelo classroom
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás